Cultura - Teatro

29º EDIÇÃO DO PRÊMIO SHELL DE TEATRO

24 de Março de 2017

Realizado no dia 22 de março (quarta-feira), dia oficial no país em que se celebra o teatro, no Espaço Villa Vérico, Vila Olímpia, aconteceu a 29ª Edição do Prêmio Shell de Teatro em uma grande festa para premiar os profissionais que mais se destacaram nos palcos paulistanos em 2016.

A 29ª edição do Prêmio Shell de Teatro foi apresentado pela atriz Lavinia Pannunzio, vencedora do prêmio em 2012, e pelo ator Rubens Caribé, eleito o melhor em 2014.

O prêmio, consagração daqueles que se destacaram nos palcos de São Paulo no ano de 2016, é dividido em nove categorias: autor, diretor, ator, atriz, cenário, iluminação, música, figurino e inovação. Os vencedores de cada categoria receberam uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual no valor de R$8 mil.

Criado em 1988, o Prêmio Shell de Teatro é referência nos palcos brasileiros. Em cada edição do prêmio, são divulgadas duas listas de indicados ao longo do ano, com as peças que estrearam no primeiro e segundo semestre. O júri de São Paulo é composto por Carlos Eduardo Colabone, Evaristo Martins de Azevedo, Lúcia Camargo, Luiz Amorim e Renata Melo.

Premiados da noite
Divulgação Edelman Significa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cerimônia contou com a presença de Antônio Fagundes, como homenageado da noite por sua dedicação ao teatro e seu trabalho de formação de público e investigação artística, sendo pela plateia presente na hora de sua premiação.

                     
Antônio Fagundes recebe homenagem
Divulgação Edelman Significa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao subir ao palco para da cerimônia de entrega da 29ª edição do Prêmio Shell de Teatro, Antônio Fagundes ressaltou a importância da premiação. “Um prêmio mostra sua importância especialmente por duas coisas: sua duração e visibilidade, e o Prêmio Shell tem os dois de sobra”, ressaltou Fagundes. O ator lembrou ainda que só havia concorrido uma única vez ao prêmio e completou. “Estou feliz por não estar competindo hoje. Com tanta gente boa, eu não ganharia”.

Por fim, Antônio Fagundes agradeceu a sua esposa e filhos, presentes na cerimônia, e à plateia, que definiu como “um bando de apaixonados, revolucionários, guerreiros e loucos por teatro”, assim como ele.

Fúlvio Stefanini
Divulgação Edelman Significa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fúlvio Stefanini foi eleito melhor ator, segundo o júri, por seu papel na peça “O pai”, que tem direção do filho do ator, Léo Stefanini.

O ator já havia recebido o troféu em 1997, pelo espetáculo “Caixa 2”.

“Estou muito feliz por receber um prêmio tão importante com esta idade. O palco é minha vida, meu sonho e minha realização”, disse Fúlvio.

                 
Miriam Mehler
Divulgação Edelman Significa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miriam Mehler, foi eleita a melhor atriz desta edição. O espetáculo “O Grande Sucesso” foi o que recebeu mais troféus nesta edição: autor, com Diego Fortes e figurino, com Karen Brusttolin.

Em seu discurso após receber o prêmio, aos 60 anos de carreira, a atriz Miriam Mehler fez um pedido a todos que fazem o teatro acontecer: “Queria lembrar que existe uma geração mais antiga que precisa trabalhar e ama trabalhar”. E finalizou declarando seu amor à arte: “O teatro é a paixão da minha vida”.

Alexandre Nero, Diego Fortes e a colunista e jornalista do Portal Cartão de Visita, Patricia Fernandes
Divulgação Edelman Significa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lista completa com nome dos premiados:

Autor:
Diego Fortes por “O Grande Sucesso”

Direção:
Felipe Hirsch por “A tragédia latino-americana”

Ator:
Fúlvio Stefanini por “O pai”

Atriz:
Miriam Mehler por “Fora do mundo”

Cenário:
Coletivo Bijari por “Adeus palhaços mortos”

Figurino:
Karen Brusttolin por “O grande sucesso”

Iluminação:
Miló Martins por “Um berço de pedra”

Música:
Dr. Morris por “Cabras - cabeças que voam, cabeças que rolam”

Inovação:
SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, pela formação de profissionais nas áreas técnica e artística sob uma política pedagógica contemporânea.


Fonte:  Edelman Significa

Comentários
Assista ao vídeo