Business -

Quais são as competências fundamentais do líder atual?

15 de Julho de 2013

Na busca de maior competitividade e superação, o mundo corporativo aposta cada vez mais em lideranças capazes de influenciar pessoas, para que estas atuem de forma eficaz no negócio e nos processos de modo a alavancar os resultados organizacionais. Mas dispomos de lideranças preparadas para isso? 

Há excelentes profissionais que, muitas vezes, enfatizam suas competências técnicas em detrimento das emocionais. Saber lidar com esta variável sempre presente no âmbito da liderança – a emoção - denota a verdadeira medida de inteligência do líder.

Com base em dados empíricos coletados nos programas de liderança da Fundação Dom Cabral e em uma pesquisa com 1.200 gestores sobre o ‘status das competências de liderança emocional’, a escola de negócios destaca as cinco competências fundamentais que os líderes precisam urgentemente desenvolver: 

COMPETÊNCIA O QUE É?


1º Autoconhecimento Refere-se à autoanálise contínua do líder, revendo suas possibilidades, valores, pontos críticos e fortes, e avaliando o impacto de suas atitudes nas outras pessoas. É uma competência central dentro da constelação de características da Liderança Emocional.


2º Desenvolvedor de pessoas Refere-se à capacidade do líder de não só atender às necessidades dos colaboradores e demais membros da cadeia de valor da organização, mas, sobretudo, desenvolver novas lideranças e talentos no ambiente em que atua. É o líder educador, o líder transformador, o líder criador de líderes. 


3º Autocontrole emocional É a capacidade do líder de reconhecer suas emoções destrutivas e impulsos e mantê-los sob controle, de modo a se manter em condições de administrar adequadamente as diversas situações de conflito e tensão. 


4º Comunicador É a capacidade do líder de expressar ideias, orientações e diretrizes com clareza e assertividade, preocupando-se em perceber seu impacto sobre as pessoas e fazer os ajustes necessários. 


5º Inspirador É a capacidade que o líder tem de inspirar e engajar os demais, criando um alinhamento com os valores da organização, uma visão mais ampliada e com significado acerca dos objetivos da organização, evidenciando assim que o líder é um exemplo a ser seguido.

 

Comentários
Assista ao vídeo