Colaboradores - Lica Gimenes

Esporte Equestre Adaptado auxilia crianças, adolescentes e adultos com deficiência

23 de Março de 2017

O Esporte Equestre Adaptado é um programa terapêutico que visa intensificar e valorizar a prática desportiva a todas as pessoas com algum tipo de deficiência que estejam aptas para tal prática, utilizando o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar. No Brasil o tratamento vem crescendo bastante nos últimos anos pelos bons resultados que proporciona, resultados estes que comprovam tanto uma melhora física, quanto psíquica e social.

 

A prática auxilia também no comportamento e na aprendizagem do praticante. O contato com o cavalo melhora a autoestima, autoconfiança e interação social, além disso, a modalidade pode ser a porta de entrada dessas pessoas na prática esportiva, hoje existem diversas competições Paraequestre que são voltadas para esses grupos.

Segundo Elaine Cristina Soares Leite, fisioterapeuta e coordenadora da Associação de Equoterapia Vassoural, a prática do Esporte Equestre Adaptado tem se mostrado um método muito efetivo no tratamento de pessoas com deficiência. “Todos os nossos alunos do projeto esportivo apresentaram melhoras significativas depois do início das aulas. E isso se estende ao dia a dia do praticante, para dentro da casa dos mesmos, na rotina com os pais que vivenciam a melhora dos seus filhos e valorizam esse tratamento, bem como a equipe que o desenvolve”.

 

“A modalidade promoveu tanto uma melhora física, quanto psicossocial nos alunos que estiveram e que estão conosco. O método proporciona um exercício completo para as crianças, adolescentes e adultos com deficiência”, conclui Elaine.

O projeto

O projeto promove a integração social, o bem estar, o prazer, a alegria, a satisfação pessoal, o desenvolvimento físico, a responsabilidade, o suporte emocional, a confiança e a independência dos praticantes. Busca melhorar a qualidade de vida, além de incluir socialmente esses praticantes através do Esporte Equestre.

O trabalho intensifica e valoriza a prática desportiva a todas as pessoas com algum tipo de deficiência que estão aptas para tal prática, ou seja, que adquiriram maior autonomia e independência para guiar seu cavalo. Também propicia a integração social e familiar, uma vez que, as aulas são realizadas ao ar livre, num ambiente familiar, onde todos cavalgam interagindo entre si, com o seu cavalo e num diferencial: em contato com a natureza.

Atualmente são atendidos 12 praticantes por semana. Para mais informações: (16) 3953-1929 ou pelo email aev@aev.org.br.

Os patrocinadores são Ourofino Saúde Animal, Savegnago, Usina Uberaba e TGM. E a realização é da AEV através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

 
Comentários
Assista ao vídeo