Colaboradores - Lica Gimenes

Otoniel Mota comemora 110 anos com agenda cultural

23 de Março de 2017

Considerada a mais tradicional da rede pública de ensino de Ribeirão Preto, a Escola Estadual Otoniel Mota completa 110 anos de existência. Para homenagear a instituição educacional, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e outras instituições da cidade, prepararam uma série de eventos comemorativos com o intuito de retratar e preservar a sua história.

 

A programação teve início nesta quarta-feira (22 de março), às 9h, na própria escola, comum café da manhã para imprensa e convidados com apresentação da agenda de eventos. A próxima atividade acontece no dia 29 de março, às 19h30, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto - uma homenagem ao Magistério, um curso que não existe mais, mas que foi marcante na história do Otoniel Mota, formando profissionais de educação.

Adelcia Edeweiss(diretora do Otoniel Mota) %2c Adriana Silva (pres. da Fundação do Livro)%2c Darlene Colonese (supervisora de ensino) e Camilo Xavier (ex-aluno do Otoniel)

A agenda contará também com duas atividades no Theatro Pedro II, no dia 31 de março. Na Sala dos Espelhos, às 18h30, acontece o lançamento do livro “Memórias de uma Escola: 110 anos do Otoniel Mota”, realizado pelo IPCCIC ( Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais). O livro, que é patrocinado pela Usina Alta Mogiana,  reúne diversas crônicas produzidas a partir das memórias compartilhadas de 78 entrevistados. Em seguida, às 20h, no Salão Principal, será apresentado o espetáculo “Uma Crônica 3D”, com a participação de ex-alunos do Otoniel Mota.

 No dia 1º de abril, às 10h, na entrada principal do Otoniel Mota, será realizado um culto ecumênico pela paz, organizado pela historiadora Cristiane Framartino Bezerra. Após o culto, a escola ficará aberta para visitação do publico e de toda a comunidade.

 A direção do Otoniel Mota também está preparando um jantar dançante de confraternização. O evento será realizado no dia 15 de abril, às 20h, no Centro Médico de Ribeirão Preto. Os ingressos podem ser adquiridos na própria escola pelo valor de R$ 80 por pessoa.

 

Revitalização da biblioteca

Em virtude das ações comemorativas aos 110 anos do Otoniel Mota, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e o IPCCIC ( Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais,) se uniram para promover um projeto de revitalização da biblioteca da escola. Com o apoio da Usina Alta Mogiana, na figura do empresário Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, ex-aluno do colégio, a biblioteca está recebendo diversas melhorias, como três aparelhos de ar-condicionado, quatro computadores, duas escadas para facilitar o acesso às obras, higienização dos livros e digitalização do acervo.

 

Segundo a professora Heloisa Alves, essa parceria tem sido muito bem recebida tanto pelos professores como pelos alunos. “Esse apoio é fundamental para manter viva a memória da nossa escola e para preservar essa instituição pela qual já passaram grandes figuras”, conta a professora.

 

A E.E. Otoniel Mota fica na Rua Prudente de Morais, 764, no Centro de Ribeirão Preto (SP).  Telefone: (16) 3610-8900.

Comentários
Assista ao vídeo