Colunistas - Bem Estar e Saúde

Aposte nos alimentos certos para manter a pele bronzeada por mais tempo

23 de Março de 2017
 

O verão desperta, em especial nas mulheres, o desejo de um bronzeado perfeito. Para isso, muitas delas ficam expostas ao sol por horas e se utilizam de produtos que agem na pele rapidamente. Para manter por mais tempo o bronzeado no corpo, a dica é apostar na alimentação funcional, de acordo com a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ariane Braz Antonio.

“Alimentos, como cenoura, beterraba, batata-doce, abóbora, laranja, mamão, manga, brócolis e espinafre são ricos em betacaroteno – pigmento que aumenta a elasticidade e o vigor da pele, além de atuar como protetor contra os raios ultravioletas”, explica a nutricionista. O betacaroteno ainda se transforma em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, responsável pela cor da pele e por conservar o bronzeado por mais tempo, além de agir como oxidante e proteger dos danos solares.

“É importante também consumir alimentos ricos em vitaminas C e E, como abóbora, acerola, kiwi, caju, laranja, goiaba, manga-rosa, morango, melão, pêssego, limão e vegetais, como salsinha, pimentão, couve-manteiga, couve-flor, tomate e brócolis. Quando combinados com o betacaroteno, potencializam a proteção às células, diminuindo a ação dos radicais livres”, complementa.

É fundamental não iniciar a alimentação funcional apenas quando chegar à praia. Para garantir um melhor bronzeado, o consumo destes alimentos deve ser regular e iniciado um mês antes da exposição ao sol, não se esquecendo da hidratação, que também ajuda a conservar a cor.

A nutricionista alerta que o consumo em excesso de alimentos ricos em betacaroteno pode deixar as palmas das mãos e plantas dos pés amareladas, mas não é preciso preocupação. “Para a coloração desaparecer, basta interromper a ingestão. Além disso, o pigmento não apresenta efeito tóxico e o organismo só irá sintetizar o betacaroteno em vitamina A quando for necessário”, explica.

 
Comentários
Assista ao vídeo