Segunda-Feira | 20 de Março de 2017 | 17h32

Alimentos saudáveis também podem engordar

 

Saiba como consumir alguns alimentos corretamente e tenha em mente que tudo deve ser adquirido em moderação

Vivemos em uma época que - de tempos em tempos - algum alimento é considerado o vilão da balança. Mas, para ficarmos livres desses modismos nutricionais e adotarmos hábitos alimentares saudáveis, condizentes com o estilo de vida que levamos, é preciso sempre fazer duas perguntas antes de agregar ou excluir determinado alimento das nossas refeições. É saudável para quem e para o que? A nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, afirma que só depois de analisarmos essas condições clínicas podemos tomar alguma decisão.

Atualmente, estamos cada vez mais preocupados com os nossos hábitos alimentares o que nos impulsiona a procurar alimentos que ofereçam benefícios a nossa saúde e que proporcionem bem estar, essa prática está relacionada à saudabilidade alimentar. “Eles podem ser saudáveis, mas isso não significa que não engordam se consumidos em excesso. São coisas completamente diferentes no contexto nutricional”, explica a nutricionista Patrícia Cruz. Por essa razão é sempre importante saber quais alimentos saudáveis que também podem engordar.

Confira a lista abaixo, de acordo com a nutricionista!

Carboidratos: se consumidos na quantidade adequada ajudam na saciedade, repõem as energias e são sempre bem vindos em qualquer tipo de dieta, tanto para manutenção quanto para redução de peso. Dica da nutri: para melhorar a escolha, opte pela versão integral, como por exemplo, arroz integral, pães integrais, cereais integrais ou aveia.

Azeite de oliva: fonte de gordura monoinsaturada tem efeito cardioprotetor que auxilia na redução do colesterol.  “Por mais que seja considerado um alimento do bem, se consumido em excesso provoca ganho de peso. Cuidado!”,alerta a nutricionista.

Abacate: “é considerado o inimigo número um das dietas de redução de peso. Porém, não é bem assim, nele há uma fonte de gordura do bem, monoinsaturada que também protege o coração e pode ser consumido com moderação”, esclarece Patrícia.

Banana: “considerada calórica e proibida para quem deseja manter a forma. Isso não é verdade!”, afirma a nutricionista. A banana é uma fruta fonte de carboidrato, sendo muito bem vinda antes de qualquer atividade física. Além disso, é fonte de triptofano (precursor do neurotransmissor serotonina) que auxilia na saciedade e traz a sensação de bem estar.

Batata doce: fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico possui absorção lenta e disponibiliza energia em longo prazo. A batata doce também provoca saciedade por mais tempo.

Manteiga: esse é um típico alimento que você deve perguntar para que e para quem? É fonte de gordura saturada, portanto, seu consumo deve ser bem moderado, principalmente, se você tiver nível de colesterol elevado. “Porém, a manteiga não engorda nem mais e nem menos do que as outras gorduras existentes. Deve ser consumido com moderação, se você não tiver o colesterol elevado”, ressalta a nutricionista Patricia Cruz.

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.