Colunistas - Rodolfo Bonventti

O Astro, a novela que teve como clímax descobrir quem matou Salomão Hayala

10 de Março de 2017

Um dos maiores sucessos da TV Globo no horário das 20 horas foi “O Astro”, o original de Janete Clair que contava a inescrupulosa escalada social e econômica do adivinho Herculano Quintanilha, que de apresentações em churrascarias fazendo quiromancia e astrologia, se torna executivo de um grande grupo empresarial.

A novela estreou em dezembro de 1977 e teve quase 190 capítulos com direção de Daniel Filho e Gonzaga Blota. Para os papéis centrais a TV Globo não poupou esforços e reuniu Francisco Cuoco como Herculano; Dina Sfat como a ricaça Amanda Mello; Tony Ramos era Márcio Hayala; Elizabeth Savalla a suburbana Lili e Dionisio Azevedo como Salomão Hayala, o dono do império e que acaba empregando Quintanilha.

No capítulo 42 acontecia o estranho assassinato de Salomão Hayala, e a partir daí, a novela demorou quatro meses para que todos os telespectadores conhecessem os motivos e o real assassino do milionário. E esse suspense foi o que manteve a novela com excelentes índices de audiência durante todo o período que esteve no ar.

Mais um grande sucesso de Janete Clair como autora e de Daniel Filho como diretor. Foi também um dos melhores trabalhos de Francisco Cuoco na emissora e colaborou para confirmar os talentos de Tony Ramos e Elizabeth Savalla como astros de primeira linha da emissora.

Com um grande elenco, a novela também possibilitou interpretações memoráveis de Dionisio Azevedo (Salomão); Tereza Rachel como Clô, a mulher do grande empresário assassinado; Edwin Luisi vivendo o jovem Felipe Cerqueira; Eloisa Mafalda como dona Consolação e Rubens de Falco como o vingativo Samir Hayala.

Destaque ainda para a presença de nomes importantes do elenco da emissora: Stepan Nercessian, Ângela Leal, Carlos Eduardo Dolabella, Flávio Migliaccio, Silvia Salgado, Ida Gomes, Ênio Santos, Hélio Ary, Heloisa Helena, Isaac Bardavid, Telma Elita, Paulo Gonçalves, Tony Ferreira, Maria Helena Velasco, Cleyde Blota, Macedo Neto, Marília Barbosa, Edson Silva, Marilena Cury, Maria Silvia, Juan Daniel, Leda Borba, Nestor de Montemar, Rejane Marques, José Luiz Rodi, Cecília Loyola e Carlos Poyart.

Recentemente, um remake de “O Astro” foi apresentado pela TV Globo como uma novela curta de 60 capítulos e levada ao ar no horário das 23 horas.

Foto 1 - A abertura da novela "O Astro" que estreou em dezembro de 1977

Foto 2 - Francisco Cuoco vivia o charlatão Herculano Quintanilha

Foto 3 - Tony Ramos teve um grande trabalho como Márcio Hayala

Foto 4 - Dina Sfat e Francisco Cuoco faziam o par central da história

Foto 5 - Elizabeth Savalla interpretava a suburbana Lili

Foto 6 - Francisco Cuoco, Dina Sfat, Janete Clair e Tony Ramos no lançamento da novela

Foto 7 - Dionisio Azevedo, o Salomão Hayala, em cena com Tony Ramos 
Comentários
Assista ao vídeo