Colunistas - Bem Estar e Saúde

Devo ou não utilizar suplementos alimentares?

3 de Março de 2017
 

 

Apesar do uso comum de suplementos alimentares, especialmente entre os praticantes de atividades físicas, muitos ainda se perguntam se deveriam ou não usá-los.

“O primeiro conceito que precisa ser mudado é de que estes produtos são somente para atletas. Além de serem complementos alimentares, sendo fontes de vitaminas e minerais, podem consequentemente favorecer o metabolismo, melhorar força, disposição e concentração”, explica a nutricionista Vanessa Gama.

“Cada produto tem seu determinado objetivo e para isso precisam ser utilizados de maneira adequada. O Whey Protein, por exemplo, tão famoso para quem deseja ganho de massa muscular, é uma fonte de proteínas eficaz na cicatrização e, portanto muito indicado em pós-operatório”, informa Bia Tavares, proprietária da loja Body Lab (RJ).

Segundo a nutricionista, a alimentação requer bom senso e esta é a chave para a determinação do uso ou não dos suplementos. “Muitos questionam estes produtos por serem industrializados, mas não se importam de consumirem refrigerantes, enlatados ou outros produtos fabricados pela indústria! Pense se talvez um determinado substituto alimentar ou um shake de proteínas, não seria mais interessante do que um salgado ou "sanduíche natural" a base de maionese com suco de caixinha?” explica Dra. Vanessa.

E claro que nenhum produto faz milagre e para adotar um estilo de vida saudável, é preciso que haja mudanças de hábitos, como reeducação alimentar e rotina de exercícios físicos para alcançar os resultados desejados. O importante é não ser guiado por quem não conhece seu organismo e sua rotina, buscar orientação profissional e entender que um suplemento pode ser um recurso útil para o seu dia a dia.

Comentários
Assista ao vídeo