Quinta-Feira | 23 de Fevereiro de 2017 | 11h33

Teatro do Incêndio promove oficina livre de teatro e artes integradas para jovens e crianças na Be

 

Cia. Teatro do Incêndio disponibiliza entre suas ações formativas a serviço da comunidade na qual se insere, o bairro Bixiga, na região da Bela Vista, o Projeto Sol-Te – Oficina Livre de Teatro para crianças e adolescentes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 8 de março. Esta iniciativa visa estimular a criatividade e o aprendizado, além de ampliar referências por meio das artes cênicas e da conscientização sobre questões sociais.

 

Para se inscrever os jovens e crianças devem apresentar foto 3x4 e cópias de RG e comprovante de residência, na sede da companhia (Rua 13 de Maio, 53). O Sol-Te é dividido em duas turmas de 20 participantes cada: Pe.que.nos (6 a 11 anos) eE.vo.lu.ir (12 a 18 anos). As aulas serão ministradas sempre aos sábados, simultaneamente, das 13h às 14h30, a partir do dia 11 de março.

 

Sol-Te contempla a realização de um espaço aberto, vivo; derrubando padrões de aprendizagem para erguer um lugar inquieto e inventivo, onde os participantes possam expandir suas experiências, valorizar a cultura e os saberes populares para construir sua própria visão de mundo. O projeto visa acolhimento e mergulho de todos em diversas áreas culturais e artísticas, a partir das diversas linguagens das artes cênicas - envolvendo teatro, música, dança, circo e cultura popular brasileira -, abrindo assim as portas para o aprendizado e a experimentação, além de estimular a expressão da liberdade e dos direitos, bem como o compartilhamento do conhecimento, das artes e das emoções.

Pautado nessa concepção de atuação social, que enxerga como cidadão não apenas aquele que vive em sociedade, mas aquele que a transforma com a sua participação, o projeto se fundamenta nos princípios da arte a serviço de uma educação transformadora que reconhece e desconstrói realidades para a emancipação do individual e do coletivo.

 

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Gabriela Morato, a prática do Sol-Tecontribui para o fomento à arte e à cultura popular como um todo. “Os encontros incentivam o diálogo e a pesquisa sobre temas e questões sociais estimulando o ato de aprender, não somente para futuros artistas locais, mas também para a formação de cidadãos comprometidos com a importância da arte, do encontro, da troca, do outro”, comenta. Todas as atividades têm como objetivo não só um contato afetivo com a criança e o adolescente pelo desenvolvimento da linguagem, da lógica e da estética, mas, principalmente, a libertação da criatividade, da imaginação, da fantasia.

 

Sol-Te é uma ação permanente da Cia. Teatro do Incêndio que teve início no ano de 2014, sendo oferecida gratuitamente em edições semestrais na sede do grupo. O nome do projeto foi inspirado na forma poética de Paulo Leminski brincar com as palavras, transformando, por exemplo, ‘amar’ em ‘a mar’. Aqui é a provocação de encontros contrários, onde o participante pode “soltar-se, soltar o sol, só ter, sol-te”.

 

Serviço

 

SOL-TE – Oficina Livre de Teatro

Inscrições grátis: até 8 de março/2017

Local: Teatro do Incêndio

Rua Treze de Maio, 53 – Bela Vista/SP

Segunda e terça (13h às 20h). Quarta a sábado (13h às 15h)

Apresentar cópias de RG, comprovante de residência e foto 3x4

Público-alvo: jovens e adolescentes da região da Bela Vista.

 

Início das aulas: 11 de março

Turma Pe.que.nos (6 a 11 anos): sábados, das 13h às 14h30. 20 vagas.

Turma E.vo.lu.ir (12 a 18 anos): sábados, das 13h às 14h30. 20 vagas.

http://www.teatrodoincendio.com/

https://www.facebook.com/teatrodoincendio/

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.