Viver - Beleza

O que é a bichectomia

6 de Fevereiro de 2017

bichectomia é a cirurgia plástica em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de "bolas de Bichat". Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume da parte de baixo do rosto.

 

Outros nomes

Remoção das bolas de Bichat

Indicações da bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia estética e de auxilio e pode ser realizada por pessoas que querem afinar o rosto e também para pessoas que mordem as bochechas com frequência.

Quem é o profissional apto a realizar a bichectomia?

A bichectomia é um procedimento cirúrgico e deve ser executada por profissionais médicos que tenham essa especialidade, como cirurgiões plásticos e especialistas dentistas.

Pré-requisitos para fazer a cirurgia

Antes de tudo é importante que seja feita a avaliação clínica pelo profissional que executará a cirurgia, para que ele possa avaliar se há indicação e quais são as expectativas da paciente quanto ao tratamento.

Depois disso, por ser uma cirurgia, é importante que o paciente faça os exames pré-cirúrgicos, que incluem hemograma completo, coagulograma e glicemia, para ver se ele está em condições de saúde para realizar a cirurgia. Além disso, é importante que o paciente passe pela avaliação de um cardiologista, se o médico achar necessário (como pacientes com hipertensão).

Como é feita bichectomia

Quando a bichectomia é feita sem associação a nenhum outro procedimento, a cirurgia é intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois as mucosas bucais tem uma melhor cicatrização e não deixam marca aparente. Nesses casos o paciente recebe anestesia geral ou anestesia local e sedação. Depois, o médico procura as marcas anatômicas no interior de sua boca que indicam a localização das bolas de Bichat. Uma incisão é feita e as bolsas de gordura são removidas parcialmente - raramente a operação retira-as totalmente.

No entanto, caso alguma outra cirurgia que envolva uma incisão na pele esteja sendo feita, como o lifting facial, a bichectomia pode ser feita em associação. Nesses casos, quando a pele é levantada para que seja reposicionada, o especialista já aproveita e remove as bolas de Bichat.

Duração da cirurgia

O tempo de duração da cirurgia dependerá da experiência do médico e de quaisquer eventuais complicações. Mas a bichectomia dura em média entre uma hora e uma hora e meia.

Antes e depois da bichectomia

O resultado esperado após a bichectomia é um afinamento discreto do rosto. Pessoas com bochechas mais proeminentes podem notar um contraste e afinamento maior. Além disso, pessoas com o rosto mais cheinho devido a taxas altas de gordura corporal podem não notar tanta diferença.

 

Dra. Rita Saraiva Farrapo
CRO 118.134

Site:
www.draritafarrapo.com

Instagram
@draritafarrapo

Face 
Dra Rita Farrapo

E-mail 
draritafarrapo@gmail.com

Endereço : Rua Montreal, 15. Campolim
Sorocaba/SP

Whats (15) 99758-0068
Fixo (15) 3202-9612

Comentários
Assista ao vídeo