Cultura - Teatro

Espetáculo conta história de amor baseada em texto de Érico Veríssimo

6 de Fevereiro de 2017
 
Janaína Alves, Ricardo Koch Mancini e Fernando Lourenção (Foto: divulgação)

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)

Como seria viver um amor com outra pessoa de época totalmente oposta à sua? Bem, isso na vida real não é possível (pelo menos até agora), mas no teatro, sim. Esse é o plot de Sonata, espetáculo baseado num conto do renomado autor Érico Veríssimo e protagonizado pelos talentosos Ricardo Koch ManciniFernando Lourenção e Janaína Alves, da ciA.Aposto. A curta temporada vai até o dia 28 de fevereiro no Teatro Sérgio Cardoso, às segundas e terças, às 20h, com ingressos a R$ 30 (inteiro).

Na história, um professor de piano encontra um anúncio de jornal de 20 anos atrás e, por curiosidade, resolve ir até o local. Para a sua surpresa, ele encontra uma bela jovem, e passa a dar aulas de piano. Porém, os dois vivem em épocas diferentes: ela no tempo do anúncio e ele no tempo presente.

E esse é o maior trunfo do texto: o real, o sobrenatural e, acima de tudo, a incerteza do romance. A única prova física desse acontecimento é uma sonata escrita por ele especialmente para ela, objeto que no desenrolar da trama passa a ter importância. Tudo é contado no cenário minimalista e imersivo, com direito a fumaça que preenche todo o teatro e dá um clima "dream" durante os 60 minutos de apresentação.

"Eu quis um espetáculo que só tivesse o ator, a luz, o texto e o som, unindo a dramaturgia do texto com a dramaturgia do corpo", revela Christina Trevisan, diretora da peça e supervisora geral do curso técnico de Teatro Musical do SESI. "Desenvolvi o laboratório com os atores ao longo de 30 ensaios e o elenco é de minha confiança", conclui.

Comentários
Assista ao vídeo