Colunistas - Bem Estar e Saúde

Conheça dicas para evitar problemas gástricos e diarreias

2 de Fevereiro de 2017
 

Época de calor aumenta os casos de intoxicação alimentar

Durante o verão, época das temperaturas mais quentes, aumenta o fluxo nas praias, piscinas, clubes e das atividades ao ar livre. É um período em que é necessário ficar ainda mais atento com a alimentação na rua, nas barracas e ambulantes. O calor costuma aumentar a proliferação de bactérias e vírus em alimentos, recipientes etc. Uma das maiores causas da diarreia e outros problemas gástricos é a ingestão de comidas ou bebidas contaminadas, que causam infeções intestinais e viroses gastrointestinais. A diarreia pode alterar a flora intestinal e caso seja necessária a restauração da mesma, a ingestão de levedos, como por exemplo, o Saccharomyces boulardii-17, um levedo amplamente estudado, pode ser uma opção. Confira abaixo alguns esclarecimentos e saiba como evitar tais problemas:

Alimentos no calor

Quando se vai ao parque e a praia, costuma-se levar alimentos para o lanche durante o passeio. É preciso ficar atento com a condição deles. Longos períodos no calor tendem a azedar molhos e temperos e facilitam a proliferação de bactérias nos alimentos, especialmente em locais públicos com grande fluxo de pessoas e animais.

Cuidado ao comprar comida

Outro ponto que deve ser lembrado é se a pessoa possui total confiança na barraca, quiosque ou até mesmo de ambulantes na hora de se alimentar.  Alguns alimentos vendidos na praia passam o dia inteiro ao sol e em condições precárias de higiene, por isso, deve-se ficar atento e observar se o estabelecimento possui condições para preparo e armazenamento da comida. Molhos, condimentos e carnes devem permanecer na geladeira, antes de serem utilizados.

Fique atento aos sintomas

Em caso de contaminação, os sintomas costumam ser dores abdominais, vômitos e diarreias. Caso exista febre, calafrios, dores agudas na barriga ou presença dos sintomas por muitos dias, procure um médico para avaliação e tratamento adequado.

Evite alimentos muito pesados

O calor aumenta a vasodilatação e pode deixar a pessoa com sensação de fadiga. A ingestão de alimentos ricos em gordura ou frituras pode causar muito desconforto e sintomas de azia e má digestão. O ideal é se alimentar com legumes, frutas e carnes magras e ingerir muito líquido.

 

Crédito: Flomicin

Comentários
Assista ao vídeo