Colaboradores - Lica Gimenes

Serviço Social permite várias opções de atuação profissional

27 de Janeiro de 2017

A crise econômica, que extinguiu milhões de postos de trabalho no Brasil, tem incentivado muitas pessoas a repensar sua atuação profissional. Seja para quem está se decidindo sobre qual profissão escolher, ou para aqueles que desejam mudar de área, uma ótima opção é o curso de Serviço Social, que permite amplas possibilidades de atuação profissional, seja no setor público ou privado.

 

O assistente social pode atuar em vários órgãos da esfera pública, como hospitais, fóruns, prefeituras e terceiro setor. Na área privada, atua em parceria com a área de Recursos Humanos para melhorar o clima organizacional e a qualidade de vida dos colaboradores, além de se envolver em projetos relacionados à comunidade, por meio da administração de benefícios e programas.

Há, inclusive, um projeto de lei em análise na Câmara Federal dos Deputados, que dispõe sobre a prestação de serviços de assistência social nas escolas públicas de educação básica. A proposta é o acompanhamento do aluno, junto aos familiares, e de toda a equipe escolar, contribuindo para um atendimento integral e de qualidade.

Os profissionais de Serviço Social ainda têm a oportunidade de elaborar projetos voltados à responsabilidade social, que recebem incentivos fiscais. “O assistente social não trabalha somente na execução de políticas públicas. O profissional atua também como gestor destas ações de forma multidisciplinar”, explica Adriana Ferreira, assistente social e especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Ela também é mestra em Ciências Médicas e doutoranda em Serviço Social.

Adriana Ferreira

Em Ribeirão Preto, uma opção de formação para quem deseja atuar na profissão de Assistente Social é o curso que acaba de ser lançado pela Estácio e terá início em março, na modalidade presencial. A duração é de quatro anos e a matriz curricular do curso traz conhecimento generalista, por meio de disciplinas como: Filosofia, Economia Social, Ética, Legislação, Políticas de Saúde e Administração.

“O diferencial do curso presencial da Estácio é a vivência com outras áreas de conhecimento, que já estão disponíveis na instituição, como Medicina, Psicologia, Enfermagem, Pedagogia e Direito, principalmente na realização de projetos de extensão e eventos. Assim o profissional estará preparado para o mercado de trabalho. Além disso, o corpo docente é formado por mestres e doutores que atuam no mercado nos mais diferentes campos”, ressalta a coordenadora do curso de Serviço Social.

 
Comentários
Assista ao vídeo