Cultura - Teatro

A Má Companhia Provoca volta em cartaz com Os Adultos Estão na Sala

26 de Janeiro de 2017

 

Em 2013, a peça foi indicada ao Prêmio Shell nas categorias Melhor Texto e Melhor Atriz e ao Prêmio CPT na categoria Melhor Elenco

Depois de duas temporadas da sua terceira peça Os Médios, em 2016, a Má Companhia Provoca volta aos palcos paulistanos com sua primeira produção, Os Adultos Estão na Sala com texto e direção de Michelle Ferreira. A peça foi um grande sucesso da companhia, com seis temporadas e apresentações em mais de 20 cidades do interior e outros estados entre 2013 e 2015.  A temporada será de 3 a 26 de fevereiro - sextas e sábados às 21h e domingos às 19h - no Teatro Arthur Azevedo.

 

“Para nós é maravilhoso voltar com nossa primeira peça ao mesmo tempo em que estamos preparando nosso quarto espetáculo, esse é o ideal para nós, conseguirmos manter o repertório ativo e não pararmos de produzir novas obras”, comenta Michele Ferreira.

 

Peça que marcou a estreia da A Má Companhia ProvocaOs Adultos Estão na Sala trata de questões do mundo contemporâneo de maneira ácida e divertida. A peça busca inspiração nos desenhos animados para retratar o cenário urbano e utiliza uma linguagem moderna, que flerta com o rock’n roll e transita entre comédia e drama. Os temas de Os Adultos Estão na Sala são colocados pela autora e diretora Michelle Ferreira em uma espécie de “trem desgovernado que corre em todas as direções, inclusive para a plateia, em uma viagem vertiginosa de conflitos e surpresas”

 

Em uma metrópole de terceiro mundo, uma ponte está sendo construída. Manifestações surgem na cidade enquanto três mulheres adultas se encontram dentro da sala de um apartamento. Lá, elas falam sobre consumo excessivo, preocupação com aparência, fronteiras entre o público e o privado, problema do álcool e crack e manifestações populares. Um menino - que nunca aparece - está no quarto e ouve toda a conversa. Mas algo acontece enquanto os adultos estão na sala. Maura Hayas éDulce Vicente, uma mãe solteira ativista ex-viciada em drogas; Flávia Strongolli é Ivone Dim,  uma maníaca por cirurgias plásticas e gin; e Martina Gallarza é Clara Day, uma escritora diabética. “O que será que pode acontecer quando uma criança se depara com o mundo dos adultos?”, pergunta Michelle Ferreira, autora e diretora de Os Adultos Estão na Sala.

 

Segundo as atrizes da A Má Companhia Provoca, o espetáculo “disseca e amplifica as aflições contemporâneas que envolvem a vida nas metrópoles”. O texto, que já foi escrito há cerca de dois anos, é, inclusive, propício ao momento atual do Brasil e mostra como essas personagens se posicionam diante de problemas que envolvem o urbano.

 

Os Adultos Estão na Sala levanta questões que não são respondidas: “As crianças olham para nós e enxergam nossas dúvidas, nossos anseios. Será que ainda conseguimos mentir pra elas? O mundo adulto parece confuso, inclusive para os próprios adultos. Num mundo onde se tornou provisório e relativo, como uma criança pode se sentir segura?”, questiona Michelle Ferreira.

 

Carreira bem-sucedida

Depois de estrear em março de 2013 no Sesc Pinheiros, em São Paulo, Os adultos estão na sala cumpriu ainda quatro temporadas na capital - Teatro Cemitério de Automóveis(junho/13), Cit-Ecum (julho-agosto/13),  TUSP (agosto-setembro/13) e Teatro Martins Penna (fevereiro e março/2014). No final de 2013 fez uma curta temporada na Mostra 2013 Em Cena, da Prefeitura de São Paulo, composta por alguns dos espeta?culos adultos e infantis que tiveram destaque nos palcos paulistanos em 2013. As apresentações da peça foram no Teatro João Caetano nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. Em outubro, a peça foi apresentada em  8 cidades do interior de São Paulo pelo Circuito Cultural Paulista, promovido pelo Governo do Estado, além das unidades do Sesc em Sorocaba e Ribeirão Preto. No dia 10 de novembro, A Má Companhia Provoca levou o espetáculo à  41a. edição do FENATA - Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa, no Paraná. Pela apresentação recebeu as indicações a melhor texto, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.  Em janeiro de 2014, Os adultos estão na sala encerrou com casa lotada, em duas sessões,  o festival Janeiro Brasileiro da Comédia, em São José do Rio Preto. Em maio, participou da Virada Cultural 2014, promovida pela  prefeitura de São Paulo, com uma apresentação no Pátio do Colégio. Também foram realizadas apresentações no Sesc Piracicaba, São Carlos, São Caetano. Em 2015 a peça passou pelo Sesc Campinas e tem programadas apresentações em 8 cidades do interior de São Paulo pelo PROAC – Circulação de Peça de Teatro 2014, prêmio concedido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 

 

ESPETÁCULO INDICADO ENTRE AS MELHORES PEÇAS EM CARTAZ DE VEJA SP COM 3 ESTRELAS

 

“Deu gosto de ver como tem gente querendo limpar os palcos do marasmo.”

DIB CARNEIRO NETO

 

“A realidade do mundo contemporâneo é tão maluca que não parece caber numa peça de linguagem realista.”

GABRIELA MELLÃO

 

“É um texto de uma verborragia alucinante e muito bem desenvolvida. E se você não se deixar distrair pela paisagem, em alguns momentos vai ver emergir toda a poesia da nuvem de poeira embaçando o retrovisor.”

MÁRIO BORTOLOTTO

 

 

Sobre a companhia

A Má Companhia Provoca textos exclusivamente inéditos, brasileiros, relevantes dentro da dramaturgia contemporânea, sejam na temática, na linguagem, na forma ou no modo de sua construção. A intenção é produzir obras atuais e promover questões que são urgentes tanto para os artistas envolvidos como para o público. A Má Companhia Provoca um grupo de artistas residentes na cidade de São Paulo – de várias gerações e formações diversas - que primam por sua independência estética e ideológica. São eles: Flávia Strongolli, Maura Hayas, Michelle Ferreira, Ramiro Silveira, Solange Akierman.

 

 

Ficha Técnica

Texto e Direção: Michelle Ferreira

Elenco: Flávia Strongolli, Maura Hayas e Martina Gallarza

Diretora Assistente: Solange Akierman

Direção de Arte: Anne Cerutti

Iluminação: Ariene Godoy

Sonoplastia: Michelle Ferreira

Trilha Sonora Original: André Namur

Desenho Sonoro: Ricardo Bertran

Operador de som e luz: João Delle Piagge

Fotos: Leekyung Kim

Produção: Gelatina Cultural

Idealização e Produção Geral: A Má Companhia Provoca

 

Serviço:

Local: Teatro Arthur Azevedo

EndereçoAv. Paes de Barros, 955 - Mooca, São Paulo - SP, 03115-020

Telefone(11) 2605-8007

Ingressos:20,00 inteira 10,00 meia (o que é da lei + classe artística)

A bilheteria abre uma hora antes

Temporada: de 3 a 26 de fevereiro - sextas e sábados às 21h e domingos às 19h

Comentários
Assista ao vídeo