Colaboradores - Lica Gimenes

GIFC - Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar Promove 29º Encontro em Ribeirão Preto

25 de Janeiro de 2017

O GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar abre sua agenda de atividades em 2017 no dia 16 de fevereiro com a realização do 29º Encontro, que acontecerá na sede do grupo, no Supera – Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto, a partir das 8h30.A reunião terá como tema a importância da Agrometeorologia aplicada à cana-de-açúcar.

 

O encontro abordará com especialistas de universidades, centros de pesquisa e usinas do setor sucroenergético como a agrometeorologia pode contribuir para o planejamento da safra, monitoramento e prevenção, além da escolha dos mais adequados sistemas e lâminas para irrigação.

 A abertura do evento será conduzida pelo novo presidente do GIFC, José Rossi Júnior. Entre os palestrantes convidados estão o Prof. Dr. Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, da UNESP Dracena, que falará sobre “Agrometeorologia aplicada no planejamento da safra”, e o Prof. Dr. Rogério Teixeira de Faria, da UNESP Jaboticabal, que apresentará palestra sobre a “A agrometeorologia como ferramenta de monitoramento e prevenção”. Ao final do evento, os palestrantes participarão de um debate que ainda contará com a presença do Prof. Dr. Rubens Duarte Coelho, da ESALQ – USP.

José Rossi Júnior

 

Prof. Dr. Paulo Alexandre Monteiro

Na sequência do primeiro encontro do ano, o GIFC promove também em sua sede, no dia 17 de fevereiro, a reunião da Comissão de Estudos do Programa de Montagem e Monitoramento de Adutoras. Formada por representantes de grandes usinas, empresas fornecedores do segmento e consultores, a comissão promove encontros e reuniões para discutir e trabalhar no desenvolvimento do Guia de Boas Práticas para Montagem e Monitoramento de Adutoras.

Gestão e manejo em foco

De acordo com Marco Viana, superintendente do GIFC, os eventos agendados para fevereiro, que inauguram a agenda do grupo em 2017, dão uma boa noção das metas do GIFC para o ano. “Nosso foco é aprofundar as discussões sobre a importância da boa gestão da água e da vinhaça nas usinas, sobre o manejo do solo, plantio e colheita na relação com a irrigação, e avaliar e propor soluções para práticas e sistemas utilizados por usinas, como estamos promovendo com o trabalho da Comissão de Adutoras”, resume Viana.

 Encontros e IV Irrigacana

A programação do GIFC para 2017 inicia em fevereiro e tem seguimento em abril. Os temas e datas já estão previstos. As informações complementares sobre a programação e os locais onde serão realizados os eventos ainda serão definidos e informados pelo GIFC.

O 30º Encontro está agendado para 20 de abril e terá como tema as “Premissas agronômicas para o manejo racional da água disponível”.  O 31º Encontro do GIFC está programado 22 de junho com o tema a “Vinhaça e águas residuárias”. O 32º Encontro do GIFC tem previsão de ser realizado no dia 24 de agosto. O tema definido é “Custos de produção de cana-de-açúcar irrigada e fertirrigada”.

Já o IV IRRIGACANA – Seminário Brasileiro de Cana-de-Açúcar Água está previsto para acontecer nos dias 25 e 26 de outubro de 2017, em Ribeirão Preto. O tema principal é “O bom planejamento agrícola, gestão de águas e vinhaça como caminho para uma usina de sucesso’’.

Comentários
Assista ao vídeo