Colunistas - Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA - MARA RÚBIA

16 de Janeiro de 2017

 (03/02/1918 – 15/05/1991)

 

A loura infernal do teatro de revista

 

Ela nasceu Osmarina Colares Cintra na Ilha de Marajó, no extremo norte do País, mas aos 20 anos já estava no Rio de Janeiro assumindo o nome artístico de Mara Rúbia e brilhando no teatro de revista.

Nos anos 40 e 50, Mara Rúbia se transformou em uma das principais estrelas dos nossos palcos e ganhou o apelido de “loura infernal”. Foi uma grande concorrente de Virginia Lane, com quem disputava o título de a mais bela vedete nacional, trabalhou em várias revistas dirigidas por Wálter Pinto, e por alguns anos foi eleita a Rainha dos Artistas.

Chegou a ter um dos maiores salários do teatro de revista e o sucesso nesse gênero a levou para a televisão. Foi contratada pela TV Tupi em 1953 e participou como atriz e comediante em vários programas da linha de shows da emissora, chegando a apresentar também um programa semanal da TV Tupi do Rio, o “Boate Martini”.

No cinema, Mara Rúbia foi uma presença constante nos anos 40,50 e 70, tendo participado de 17 filmes, entre eles, “Fantasma Por Acaso”; “Aviso aos Navegantes”; “Brumas da Vida”; “O Donzelo”; “Os Deuses e os Mortos”; “As Aventuras de um Detetive Português”; “O Casamento” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.

Na televisão, Mara Rúbia chegou às telenovelas em 1978 e participou de “O Pulo do Gato” onde viveu Bilu e depois em “Sinal de Alerta” como Cotinha.

A última participação da vedete e atriz em novelas foi em 1979 em “Feijão Maravilha” como Fifi de Queiroz, um personagem especialmente criado para ela pelo autor Bráulio Pedroso.

A brilhante carreira de Mara Rúbia nos palcos, no cinema e na TV também foi combustível para o lançamento de um livro, em 2011, exatamente vinte anos após a sua morte, que recebeu o título de “Mara Rúbia, a Loura Infernal”, escrito por Ísis Baião e Therezinha Marçal. Ela faleceu aos 73 anos de idade em maio de 1991, no Rio de Janeiro.

Foto 1 - Mara Rúbia em 1954 no teatro de revista

Foto 2 - Mara Rúbia na década de 50

Foto 3 - Mara Rúbia e Paulo Porto em O Casamento de 1974

Foto 4 - Mara Rúbia em As Aventuras de um Detetive Portugues de 1975

Foto 5 - Mara Rúbia em cena de O Casamento de 1975

Foto 6 - Mara Rúbia em Feijão Maravilha de 1979 na TV Globo
 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo