Segunda-Feira | 16 de Janeiro de 2017 | 21h26

Era uma vez - Bom Dia São Paulo

 

Foi em 18 de abril de 1977 que a TV Globo levou ao ar o seu primeiro telejornal local matutino, o “Bom Dia São Paulo”, que ia ao ar de segunda a sexta-feira às 7 horas da manhã. A primeira leva de apresentadores era composta por Celene Araújo, Mário Lima, Sérgio Roberto e Dárcio Arruda.

O telejornal foi criado com a responsabilidade de contar as notícias da capital paulista; realizar prestação de serviços para os telespectadores; informar sobre o trânsito na cidade; enfatizar questões de interesse da comunidade e adotar e encampar campanhas públicas e da iniciativa privada.

O “Bom Dia São Paulo” serviu também para formar bons repórteres e treinar apresentadores e comentaristas para a emissora. Ele também foi o primeiro telejornal da emissora a ter a figura de um âncora no estilo norte-americano, ou seja, um ou uma jornalista que além de conduzir as entrevistas e as reportagens, também tinha permissão da emissora e da direção do jornal para emitir suas opiniões.

O telejornal marcou a estréia na TV Globo de nomes importantes como os de Carlos Nascimento, Juarez Soares, Fausto Silva, Mariana Godoy e Maurício Kubrusly, entre muitos outros.

Nos primeiros anos, o “Bom Dia São Paulo” era dividido em três ou quatro blocos, cada um com cerca de 30 minutos de duração. Aos poucos, o esporte também foi ganhando destaque com a apresentação de Ciro José e reportagens e comentários de Juarez Soares.

Como âncoras do telejornal matutino já passaram nomes importantes do nosso jornalismo televisivo como Carlos Monforte, Rodolpho Gamberini, Carlos Nascimento, Carlos Tramontina e Chico Pinheiro.

Com o “Bom Dia São Paulo”, a TV Globo estreou as entradas ao vivo diariamente por meio de unidades portáteis de Jornalismo, o que hoje é absolutamente trivial em qualquer telejornal ou programa de cunho jornalístico.

E para mostrar que ele tem uma importância significativa na história do nosso telejornalismo, falta dizer que ele sempre foi um grande laboratório de experiências que conforme foram dando certo, passaram a ser implementadas em outros telejornais da emissora e copiadas pelas outras redes de TV.

Uma outra novidade criada pelo “Bom Dia São Paulo” foi a primeira transmissão de um telejornal fora de um estúdio, o que aconteceu no início da década de 90, quando o telejornal foi apresentado diretamente do Parque do Ibirapuera em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo.

Foto 1 - O Bom Dia São Paulo está no ar na TV Globo desde 1977

Foto 2 - Carlos Nascimento estreou na TV Globo no Bom Dia São Paulo

Foto 3 - Mauricio Kubrusly foi outro que começou no Bom Dia São Paulo

Foto 4 - Carlos Monforte foi um dos primeiros âncoras do telejornal

Foto 5 - Rodolpho Gamberini foi outro âncora que ficou muito tempo no telejornal
comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.