Colaboradores - Blogueiro

Psicologia canina: entenda o que se passa na mente do seu cão e aprenda a lidar com seu melhor amigo

10 de Janeiro de 2017

A psicologia canina ainda é um assunto muito novo no Brasil. Poucas pessoas sabem que para educar um cão, antes de tudo o correto é entender sua psicologia e, principalmente, respeitar sua natureza. Ter a consciência que a psicologia humana é bem diferente da canina.


 

Foto: Divulgação
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já ajuda muito a criar um cão de forma mais equilibrada, estimulando seus instintos e tornando a relação dono/cão mais prazerosa. Esquecemos que não devemos apenas cuidar do físico, mas também, da mente do cão. Afirma a Fernanda Mello psicóloga e educadora Canina.


 

Perguntei para Fernanda como funciona seu trabalho, ela explicou:


 

Meu trabalho é fazer com que as pessoas entendam que cada cão precisa que seu dono seja um líder da matilha. Ensino como seria a rotina do cão equilibrado, ensino as pessoas observarem e entenderem sua linguagem corporal, bem como o seu estado mental, que ele deve ser notado, além de como e quando reforçar o bom comportamento, como e quando repreender o mau comportamento e, o essencial, quando ignorá-lo.


 

Ainda segundo a especialista:


 

Infelizmente, nos dias de hoje, principalmente em grandes centros urbanos, muitos cães não sabem que são cães, não fazem coisas de cães, são tratados como crianças. Eles perdem essa identidade e apresentam os desequilíbrios. Começam a sofrer de problemas psicológicos de humanos, como: frustração, angustia, ansiedade, excitação, insegurança...

Os cães não falam, mas entendem e leem a energia de cada ser que cruza com ele. Os cães não blefam, são instintivos, vivem o hoje sem pensar no amanhã, precisam que seus donos dediquem pouco tempo do seu dia para trabalhá-los, para se sentirem úteis. Precisam usar o físico e o cérebro para estarem felizes em sua plenitude. São animais que sempre viveram em matilha e necessitam se relacionar com outros cães, outras pessoas, outros seres para satisfazerem suas necessidades naturais. Por isso é vital cada pessoa que resolver ter um cão compreender da psicologia canina.


 

Portanto a partir de agora considere essas informações e se necessário, procure uma psicóloga canina. Fica a dica do nosso blog!

Comentários
Assista ao vídeo