Cultura - Teatro

ROMEU E JULIETA - De almas sinceras a união sincera nada há que impeça

5 de Janeiro de 2017

com direção de Zé Henrique de Paula faz nova temporada no Teatro do Núcleo Experimental de 6 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017

 

Sextas e sábados às 21h

Domingos às 19h  

 

Texto: William Shakespeare

Adaptação: Zé Henrique de Paula

 

Fotos de Ronaldo Gutierrez

 

Escrita entre 1591 e 1595, Romeu e Julieta se tornou uma das maiores refere?ncias da obra teatral de William Shakespeare. Baseado no mito romano de Pi?ramo e Tisbe, tornou-se um dos maiores signos de romantismo da Histo?ria, sendo quase impossi?vel listar todas as obras que se inspiraram neste cla?ssico. De Amor de Perdic?a?o, de Camilo Castelo Branco, ate? a saga Crepu?sculo, best seller da escritora americana Stephanie Meyer, passando pela o?pera de Gounod, pelo musical da Broadway West Side Story e pelas verso?es cinematogra?ficas, as leituras se sucedem sempre revelando novos aspectos e refletindo sobre o amor puro (e proibido), capaz de atos de entrega extrema, como a pro?pria morte.


Ta?o forte quanto o obsta?culo que alimenta e potencializa a paixa?o entre os dois jovens, esta? a ideia de amor interrompido, que na?o tem tempo para passar pelas adversidades dos relacionamentos humanos, sejam estes de que e?poca forem. Quais seriam os obsta?culos ao amor no se?culo XXI?


Na versa?o do original montada pelo Nu?cleo Experimental em 2006 com o título de R&J, quatro atores se revezavam entre todos os pape?is da pec?a, permitindo um olhar sobre a afetividade em todas as suas manifestac?o?es.

 

Nesta remontagem, um elenco jovem de quatro atores e três atrizes aprofunda essa investigação sobre como as questo?es de ge?nero influenciam na leitura de uma mesma obra: ate? que ponto estamos atrelados a pape?is e a modelos de comportamento impostos pelo ge?nero? Como as questo?es de ge?nero se relacionam com a construc?a?o da afetividade? Como as questo?es de ge?nero se relacionam com a descoberta da sexualidade? Como a sociedade encara a homoafetividade e a homofobia?

 

Num espaço abandonado de uma grande cidade qualquer (pode ser a São Paulo de Marco Feliciano ou a Moscou de Vladimir Putin), sete jovens estudantes de teatro resolvem passar a noite ensaiando Shakespeare e se revezam nos papeis de Romeu e Julieta. Na medida em que a peça avança em direção ao seu desfecho trágico, a ficção e a realidade se misturam; o espaço e o tempo se relativizam, abrindo caminho para a violência, a paixão, o poder e a morte. Ao final, a peça é ainda mais real do que todos poderiam imaginar.

 

Ficha Técnica

Texto: William Shakespeare

Adaptação: Zé Henrique de Paula

Direção – Zé Henrique de Paula

Direção Musical e Preparação Vocal – Fernanda Maia

Preparação de Elenco – Inês Aranha

Assistente e Direção – Herbert Bianchi

Cenário – Zé Henrique de Paula

Assistente de Cenografia – João Paulo Oliveira

Figurinos – Zé Henrique de Paula e Cy Teixeira

Iluminação – Fran Barros

Projeto Gráfico – Herbert Bianchi

Coordenação de Produção – Claudia Miranda

Produção Executiva – Mariana Mello

Assistente de Produção – Laura Sciulli

Elenco

Cícero de Andrade

Danilo Rosa

Débora Peccin

Lucas Sanchez

Luiza Porto

Natália Foschini

Thiago Sak

         

Serviço

ROMEU E JULIETA - De almas sinceras a união sincera nada há que impeça

Teatro do Núcleo Experimental

6 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017

Sextas e sábados às 21h. Domingos às 19h.

Duração: 1h40

Ingressos: R$ 40

Classificação: 14 anos

Comentários
Assista ao vídeo