Colunistas - Bem Estar e Saúde

Réveillon: conheça os benefícios do champanhe

29 de Dezembro de 2016
 

 

Bebida apresenta uma alta concentração de polifenóis, que tem capacidade antioxidante

Elegante e sofisticado, o champanhe é uma tradição no Réveillon. Por isso, quando são consumidos moderadamente, fazem muito bem à saúde. Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, para avaliarmos os reais benefícios dessa bebida, que é alcoólica, devemos levar em consideração o teor de álcool e de polifenóis (que tem capacidade antioxidante) presentes.

“O consumo de álcool diariamente e em excesso não é uma prática que deve ser incentivada, pois, acarreta danos à saúde como, por exemplo: dependência, obesidade, hipertensão e riscos de doenças cardíacas. Além de reduzir a absorção de alguns nutrientes”, afirma a nutricionista. Desse modo, recomenda Patrícia, o consumo deve ser moderado.

O champagne é produzido a partir da fermentação de uvas, que naturalmente contém resveratrol (substância presente nos vinhos tintos e em algumas espécies de uvas e que pode combater inflamações, além de ser conhecido como um aliado contra o envelhecimento).

Conheça outros motivos para tomar champanhe e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde nesse fim de ano. Confira a seguir as dicas da nutricionista Patrícia Cruz, lembrando sempre que o consumo deve ser moderado.

- O champanhe ajuda a melhorar a memória espacial e a executar tarefas que exigem concentração.

- O champanhe tem muito menos calorias do que os refrigerantes e do que os vinhos tinto e branco. Uma taça de champanhe tem em média 80 calorias.

- A bebida faz parte do grupo de “bebidas alcóolicas”, no qual devemos seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), que é 10 a 15g de etanol para as mulheres (uma dose) e 20 a 30g para os homens (duas doses) para consumo. Uma dose equivale a 90 ml de vinho tinto, 125 ml de vinho branco, 350 ml de cerveja e 50 ml de bebidas destiladas.  Acima dessa quantidade, já representa risco para saúde.

Comentários
Assista ao vídeo