Colunistas - Bem Estar e Saúde

Como separar a vida pessoal da profissional

19 de Dezembro de 2016
 

 

Sabemos que tudo na vida precisa ter um equilíbrio, correto? Conheço pessoas que chegam em casa com várias pendências do trabalho para resolver e com isso não têm tempo para os filhos, para a família, etc...e o contrário também, pessoas que chegam ao trabalho com problemas pessoais, gerando um baixo rendimento profissional. Opa! Tem alguma coisa errada aí. Não devemos misturar as estações. Eu diria que não só na área pessoal e profissional, como também em outras áreas.

Eu, Marcelo Santiago, como palestrante motivacional e Coach de alta performance, costumo aplicar uma ferramenta com os meus clientes chamada "Roda da Vida", onde dividimos as principais áreas de vida em seis partes (como se fosse uma pizza dividida em seis fatias), que são elas:

- Relacionamento amoroso;

- Família/amigos;

- Saúde;

- Missão(carreira/trabalho);

- Hobbies;

- Espiritualidade.

Se eu lhe pedisse para se dar uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) nessas diferentes áreas, que nota você se daria? Às vezes você está muito bem no seu relacionamento amoroso, mas no trabalho ou na área de hobbies, essa nota está muito baixa. Sendo assim, a sua roda da vida estaria um pouco "capenga".

O correto seria nossa roda estar o mais redonda possível. E o que fazer para manter um equilíbrio nas diversas áreas? Devemos dar uma atenção na área ou nas áreas que estão com uma nota mais baixa. Se, por exemplo, na sua área de família e amigos sua nota foi baixa, eu te pergunto: o que você pode fazer para ir para o próximo nível? Você tem deixado seus amigos de lado? Se afastou de alguns familiares? Será que não está na hora de deixar aquele orgulho de lado e pedir um perdão, talvez? Ou perdoar alguém?

A mesma coisa para o lado profissional. Se você é daquele tipo de pessoa que só vive para o trabalho, talvez esteja na hora de se dar de presente um tempo para curtir a família, fazendo uma viagem ou um passeio ou até mesmo sair para um almoço e fazer aquela farra gostosa, afinal, a família é o nosso bem mais precioso.Na vida, tudo que é demais é prejudicial.

 

Eu te convido a fazer uma reflexão e responder a estas duas perguntas:


1 - O que você deveria fazer e não está fazendo para ir para o próximo nível?

2 - O que você não está fazendo e deveria começar a fazer agora para ir para o próximo nível?

Vamos manter nossa Roda da Vida equilibrada. Lembre-se que "ninguém vai fazer por você o que só você é capaz de fazer". Então, pronto(a) para ir para o próximo nível?

 

MARCELO SANTIAGO - 
COACH DE ALTA PERFORMANCE E PALESTRANTE MOTIVACIONAL
Comentários
Assista ao vídeo