Colunistas - Bem Estar e Saúde

Cuidados que devemos tomar nas confraternizações de final de ano na empresa

19 de Dezembro de 2016
 

 

Final de ano é época de celebrar as conquistas e planejar o ano que se aproxima. Muitas empresas promovem uma confraternização de fim de ano com o intuito de aproximar ainda mais seus colaboradores e demonstrar a gratidão pelos serviços prestados. É o momento de se alegrar e esquecer o estresse do trabalho. O problema é que muitas pessoas não conseguem compreender que, mesmo sendo uma festa de confraternização, ainda é algo relacionado ao trabalho. Por não estar inserido no ambiente (local) de trabalho, os convidados ficam à vontade demais e é nessa hora que podem ocorrer as famosas “gafes de final de ano”. Neste texto o especialista em oratória, Guilherme Miziara, abordou alguns dos clássicos equívocos para que você tome cuidado e não faça dessa celebração uma verdadeira despedida do seu emprego.

O item número um de qualquer lista de cuidados em festas de final de ano na empresa está relacionado à bebida alcoólica. Você deve lembrar da última festa em que um colega de trabalho tenha exagerado na dose e acabou protagonizando momentos divertidos para seus amigos, mas extremamente embaraçosos para os seus superiores e gestores da empresa. O álcool costuma estar na primeira posição, pois dele surgem muitas outras gafes. Ele é o ponto de partida. Note que você não está proibido de beber na festa, mas deve tomar muito cuidado com a quantidade. Lembre-se de se alimentar e consumir outros líquidos (água, de preferência) para não ficar “muito alegre”. Passar do ponto na bebida pode fazer com que você se arrependa no dia seguinte ou que passe mal, a ponto de ter que deixar a festa e ser o comentário da noite.

É comum surgir alguma paquera nas festas e até mesmo alguns casais se formarem, mas preste atenção nessas dicas: na hora de flertar, evite ser muito direto a ponto de deixar a pessoa constrangida. Analise se seu “alvo” está sozinho ou sozinha (cuidado para não paquerar uma pessoa acompanhada ou a mulher do chefe, por exemplo). Caso tenha êxito e consiga conquistar a sua companhia, lembre-se de que está em uma festa de trabalho e as ações mais calorosas devem acontecer fora da vista das outras pessoas (existem muitos outros lugares para estar com alguém que não o salão onde ocorre a festa da empresa).

Por último, evite ficar gravando vídeos das outras pessoas e cuidado para não gravarem vídeos seus também. Isso inibe os convidados e você se torna alguém que as pessoas não desejam estar perto. Com o aumento da exposição perante à tecnologia, a maioria das pessoas têm acesso a um celular com câmera e você não deseja que seu vídeo dançando de forma sensual no palco rode todos os grupos de WhatsApp da empresa, certo? Vale destacar também que você não precisa demonstrar todas as suas habilidades como dançarino e nem ficar comentando com o chefe sobre os excelentes resultados do seu setor ou sobre a sua ideia de algum novo projeto para a empresa. Seu chefe, além de achar inconveniente a sua abordagem naquela situação, possivelmente não lembrará do que foi dito. Não fique buscando a atenção da alta gestão da empresa. É importante falar com pessoas de diversas áreas, independentemente da hierarquia. Lembre-se de que com seus amigos (do seu setor ou da sua localidade) você poderá conversar no dia seguinte.

É um momento de compartilhar experiências, conhecer pessoas de outros setores e aproveitar a festa oferecida pela empresa como um momento de verdadeira diversão. Agindo assim, você curtirá bons momentos e aumentará as chances de estar presente na festa do próximo ano!


Sucesso a todos e um excelente 2017

Comentários
Assista ao vídeo