Colunistas - Bem Estar e Saúde

Dicas para evitar a dor de cabeça chata causada pela azia

15 de Dezembro de 2016
 

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, 50% da população mundial sofre de dor de cabeça pelo menos uma vez por ano e 90% relatam um histórico permanente do sintoma. Esse desconforto muitas vezes vem do estômago e pode estar relacionado a hábitos alimentares comuns do nosso dia a dia. A gerente médica da GSK, Ana Santoro, levantou três dicas rápidas para ajudar a evitar que seu Natal e Réveillon se tornem uma dor de cabeça.

 

1 - Jejum

Ficar longos períodos sem comer aumenta as chances de azia. O jejum prolongado provoca o acúmulo de ácido gástrico no estômago, causando refluxo e irritando o esôfago. O aconselhado é comer a cada três horas para manter o sistema digestivo funcionando corretamente.

2 – Bebidas carbonatadas

Bebidas carbonatadas como refrigerantes são grandes vilãs do estômago. A acidez desse tipo de bebida pode gerar desconforto no sistema gástrico impactando também em dores de cabeça.

3 - Beber café após as refeições

O café provoca irritação da mucosa do esôfago e aumenta a secreção estomacal, provocando azia, que pode acabar ocasionando dor de cabeça. O recomendado é a ingestão de no máximo duas xícaras de café diariamente.

“Caso a dor de cabeça de origem estomacal já esteja incomodando, no entanto, a sugestão é utilizar antiácidos que também contenham ácido acetilsalicílico. É o caso de Sonrisal, disponível hoje nas farmácias de todo o Brasil. Sonrisal possui efeito 2 em 1, combate a azia e a má digestão ao mesmo tempo em que dribla a dor de cabeça”, esclarece Ana Santoro.

Comentários
Assista ao vídeo