Notícias -

Sling, o jeito mais materno e confortável para carregar os bebês

13 de Dezembro de 2016

O acessório, feito de pano e amarrado ao corpo, permite ao neném e à mãe contato direto, pele a pele, com segurança e benefícios para ambos

Imagine-se chegando a um lugar totalmente desconhecido, com pessoas que jamais viu, desprotegido, inseguro e, talvez, sentindo frio e fome. Soma-se a isso uma sensação desconfortável de não poder se comunicar com ninguém, já que você ainda não fala a língua dos “seres” que estão ao seu redor. Agora imagine que, antes de chegar a esse ambiente desconhecido, você estivesse, até então, protegido de tudo e de todos por nove meses, recebendo comida em livre demanda e abrigado do calor ou do frio excessivo, com temperatura sempre amena? Provavelmente você estaria desesperado. Pois é exatamente assim que acontece com os recém-nascidos até que acostumem-se com a vida extra-uterina. A adaptação a esse mundo novo e de descobertas pode, porém, ser mais fácil e prazerosa tanto, para a mãe quanto para o bebê, com um artifício bem simples, o Sling.
Segundo Flávia Maciel de Aguiar, ginecologista e obstetra, idealizadora do projeto Geração Mãe, esse “pedaço de pano”, onde o bebê vai aconchegado ao corpo da mãe – do pai ou de outro familiar -, é muito mais do que um facilitador nas tarefas do dia a dia, é uma maneira saudável de ‘maternar’ o neném, com contato direto pele a pele e troca de calor e de energia. “O Sling conquistou-me quando meu filho mais velho nasceu e, na época, eu buscava simplesmente um artifício para ajudar-me na rotina diária. Porém, descobri que ele era muito mais que um acessório, que permitia que eu carregasse meu bebê com as mãos livres”, explica.
De acordo com a médica, bebês, especialmente os menores de três meses, precisam estar no colo para se sentirem seguros e calmos e o Sling é uma das maneiras de garantir isso. Com ele, o colo torna-se mais cômodo, pois o peso é distribuído igualmente nos ombros, além de permitir que o neném fique na posição fetal e também em contato direto com a pele, cheiro, voz e temperatura da mãe, seu o porto seguro. “Não é à toa que bebês carregados no Sling choram menos”, garante Maciel.
Há ainda o lado prático do Sling, já que permite que se faça, praticamente tudo, com o bebê junto ao corpo. O acessório ajuda ainda na amamentação, pois calor do contato do bebê com o seio materno favorece o aumento da vascularização na região mamária e, por consequência, a produção de leite.
Hoje há inúmeras empresas no Brasil que fazem o Sling e enviam o acessório para qualquer lugar. As próprias fabricantes e as mães que usam o recurso disponibilizam vídeos na internet, ensinando como fazer as amarrações e levar os bebês com segurança. O Sling está tão popular que existem hoje diversos estudos feitos por médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que garantem a eficácia e os benefícios desse “pedaço de pano” para as mães e os nenéns. O que era apenas uma questão cultural, milenar, diga-se de passagem, hoje caminha para a comprovação científica. O pano pode ser usado desde o primeiro dia do nascimento até quando o peso da criança for suportável para a mãe e pode ser fabricado com diversos tipos de tecido, importando apenas sua qualidade. “É importante respeitar o clima e a temperatura na hora de escolher o Sling, pois há alguns mais frescos e outros mais quentes. Varia também a elasticidade do tecido”, finaliza Flávia.

Sobre o Geração Mãe
Idealizado em 2011 pela ginecologista e obstetra Flávia Maciel de Aguiar F. Mendonça e por 16 amigas, todas grávidas na época, o Geração Mãe nasceu batizado como “Gravidinhas e Mãezinhas”, uma rede de apoio mútuo na qual elas poderiam se conectar umas às outras para falar sobre maternidade. Hoje rebatizado e reformulado, o Geração Mãe possui uma página no Facebook, aberta para todas as pessoas que queiram curtir e compartilhar informações referentes ao mundo da maternidade e dos filhos; grupos fechados na mesma rede, em cidades diferentes como o Geração Mãe (Ribeirão Preto SP), Geração Mãe Rio Preto (São José do Rio Preto SP), Geração Mãe Barretos SP, Geração Mãe Curitiba PR, Geração Mãe Joinville e região SC e Geração Mãe DF (Brasília DF), no qual apenas mulheres podem participar e falar abertamente sobre assuntos ligados ao seu universo. É possível conferir a página no Facebook pelo endereço www.facebook.com/geracaomae e solicitar a autorização para entrar no grupo de mulheres do Geração Mães pelo link www.facebook.com/groups/geracaomae/.
O Geração Mãe tem também um portal, o www.geracaomae.com.br, considerado o mais completo site de maternidade da web. O endereço conta com 25 colunistas que escrevem sobre os mais diferentes temas e disponibiliza informações sobre parto, amamentação, criação e educação dos filhos, saúde da mulher e das crianças, paternidade, entre outros importantes assuntos.
Atualmente, o grupo Geração Mãe, em todos os seus canais, é um dos principais veículos brasileiros de informação sobre temas comoparto, amamentação e maternidade. 
As redes sociais e o site Geração Mãe são acessados por milhares de pessoas de todo o Brasil e dos quatro cantos do mundo. O grupo está também no Instagram com o perfil @geracaomae.

Comentários
Assista ao vídeo