Colunistas - Bem Estar e Saúde

Saiba como preparar uma ceia de natal saudável

8 de Dezembro de 2016
 

 

Especialista dá dicas de como fazer uma ceia saudável e quais alimentos devemos utilizar para esse momento

Com o fim de ano e o verão em andamento, surgem as tentações da época, principalmente em relação aos pratos do período. Há aqueles que abusam dos pratos e aqueles que cortam todos os tipos de alimentos para alcançar em poucas semanas o corpo escultural. Para a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, as pessoas devem preparar os alimentos de forma correta, para não começar o ano arrependido. O primeiro passo é fazer escolhas certas já que aquela velha regra “de tudo um pouco” não vale para esse momento.

Alimentos como as carnes, com maior teor de gordura, por exemplo, são muito comuns nessa época. Para Patrícia, são com esses alimentos que devemos nos preocupar e saber como adequá-los à nossa alimentação. Em muito casos, a nutricionista orienta as pessoas a evitar já que, segundo ela, as “carnes como pernil, tender, que tem uma concentração de gordura maior, preparadas muitas vezes com muitos molhos ou cremes, frituras, empanados e sempre acompanhados com um excesso de bebida alcoólica, são o tipo de coisa que faz a pessoa sair da dieta”, diz.

É prazeroso poder saborear esses alimentos, porém, é preciso ser feito com moderação. Nem sempre a quantidade e ou variedade de comida na mesa representa saúde e as pessoas precisam entender isso. “A quantidade de panetone, pudim, pernil, arroz com passas que deve ser ingerida depende da pessoa que está consumindo”, salienta Patrícia. Para a nutricionista é importante calibrar também os hábitos alimentares neste período de festas. Portanto, a profissional lembra que as pessoas devem começar o dia, “reduzindo a quantidade de alimentos consumidos, optando por pratos mais leves”.

A dica é começar desde o café da manhã, por exemplo, com um suco ou uma salada de frutas somente.  No almoço e jantar, deve se consumir salada de folhas com peixe grelhado. Evite carne vermelha, molhos, frituras, empanados, doces, refrigerantes, cafés. O pudim pode ser consumido sem exageros de sobremesa, na ceia ou almoço. “O pernil é a carne mais rica em gordura, portanto, uma fatia fina é suficiente para colocar no prato. O arroz com uva passa é bem vindo acompanhando o peru ou chester.” – ensina Patrícia Cruz.

Engana-se quem pensa que a uva passa, o grão de bico e as castanhas são os vilões da dieta. A uva passa, por exemplo, é uma excelente opção de lanche da tarde e ajuda a diminuir o desejo de doce. O grão de bico é uma leguminosa que auxilia na saciedade. Já as castanhas do Brasil, de caju, nozes, avelã, têm valor calórico elevado, mas, se consumidas sem excessos, são bem vindas às preparações e na entrada da ceia.

Para quem não abre mão das bebidas alcoólicas, aqui vai uma boa notícia: elas também poderão ser consumidas sem peso na consciência. “É possível se deliciar com as bebidas desde que a pessoa escolha as versões menos calóricas, como cerveja sem álcool, espumantes, vinho tinto e mantenha o número de doses baixo. Evite as bebida destiladas como whisky, vodka, conhaque, são mais calóricas, com teor maior de álcool”, aconselha a nutricionista. 

A dica para montar uma ceia de natal saudável é preparar os alimentos típicos dessa época em versões mais magras, como, por exemplo, deixar a carne de peru ou chester marinando no suco de laranja. Assim, a carne fica macia e menos gordurosa. As saladas de maionese e salpicão podem ser preparadas com iogurte natural desnatado ou creme de ricota no lugar da maionese. As massas, mesmo recheadas, devem ser sempre ao sugo. O ideal nesse caso é evitar molho branco, o famoso quatro queijos.

A rabanada pode ser assada no lugar de frita.  Uma boa salada colorida com mix de folhas, frutas oleaginosas lascadas não podem faltar à mesa. Já na sobremesa, podemos apostar nos doces com menos calda e cremes. Outra dica é servir frutas in natura como salada de fruta (frutas frescas, secas). 

Comentários
Assista ao vídeo