Colunistas - Bem Estar e Saúde

Ginástica com bola

6 de Dezembro de 2016

É comprovado por estudos que a falta de atividade física e os chamados males modernos, como o estresse, doenças do coração e a obesidade são frutos da inatividade e prejudicam a saúde. Uma boa forma de evitar estes problemas são os trabalhos de alongamento e exercícios que podem proporcionar bem estar e o fim da vida sedentária.

Pensando nisso, a Carci, empresa especializada em equipamentos para Fisioterapia e Reabilitação Física, disponibiliza as bolas Gynastic Ball e as faixas elásticas Carci Band. Indicados para exercícios físicos, os produtos também se adequam às necessidades daquelas pessoas que não gostam de ir à academia ou preferem fazer exercícios em casa.

Com a Gynastic Ball é possível realizar exercícios de alongamento e relaxamento tanto em crianças como em adultos. Entre os resultados obtidos estão o auxílio no equilíbrio corporal, transferência de peso e na propriocepção. “O importante é que a atividade seja acompanhada por um Fisioterapeuta ou Professor de Educação Física para evitar lesões ou movimentação inadequada”, explica o diretor da Carci, Orlando de Carvalho.

Confeccionadas em material de alta resistência, as bolas cumprem todas as normas técnicas e de segurança, proporcionando conforto para diversos perfis de usuários. O produto suporta até 200 kg.

Os modelos também podem ser utilizados como recurso terapêutico em casos neurológicos: AVC – Acidente Vascular Cerebral, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Esclerose Múltipla e Atraso do Desenvolvimento Motor, entre outros, tanto por adultos como crianças.

Resistência

Já para fortalecer os músculos e tendões, a faixa Carci Band é comercializada nas cores amarela, rosa, verde, azul, roxa, prata e laranja, cada cor corresponde a uma resistência diferente, que deve ser utilizada com indicação de um fisioterapeuta ou educador físico.

Ao manter os músculos flexíveis, o indivíduo pode fazer mais movimentos bruscos durante a atividade física sem correr o risco de ter uma distensão na região. “A faixa elástica foi produzida dentro das normas de segurança para que o usuário tenha resultados satisfatórios”, conta Carvalho.

Além de ser econômica, a Carci Band é encontrada em embalagem com um metro e meio e pode ser facilmente carregada. Com isso o usuário pode utilizá-la em qualquer lugar, em qualquer momento. “As faixas se adaptam facilmente à necessidade de cada usuário e com elas é possível ter nas mãos uma academia de ginástica com todos os recursos disponíveis de forma simples e prática”, acrescenta Carvalho.

O diretor acrescenta: “Nosso objetivo é oferecer sugestões sob medida para que o consumidor faça dos exercícios e da reabilitação física um momento de conquista de melhor qualidade de vida”.

 

ROTEIRO PARA EXERCÍCIOS COM BOLA

 

1. COWBOY

 

Objetivo: aquecimento;

Posição Inicial: sentado sobre a bola;

Movimento: saltar empurrando os pés contra o chão;

Variação: saltar afastando os joelhos e batendo as palmas das mãos acima da cabeça – como no exercício “polichinelo”. Saltar por 3 minutos.

 

2. ELEVADOR

 

Objetivo: fortalecimento de pernas;

Posição Inicial: em pé com bola apoiada entre a parede e a parte superior da coluna, manter os pés a frente do quadril;

Movimento: flexionar e estender o joelho, sempre mantendo o abdominal contraído;

Realizar 3 séries de 8 repetições cada.

 

3. ABDOMINAL

 

Objetivo: fortalecimento dos músculos abdominais inferiores;

Posição Inicial: deitado no chão com a bola entre os joelhos flexionados;

Movimento: trazer a bola em direção ao peito sem tirar a coluna do chão;

Realizar 3 séries de 15 repetições cada.

 

4. ALONGAMENTO

 

Posição Inicial: joelhos apoiados no chão e a bola apoiada no lado direito do corpo;

Movimento: apoiar a lateral do quadril sobre a bola, levando a mão direita em direção ao chão, o braço esquerdo permanece esticado acima da cabeça. Manter por 30 segundos e repetir para o outro lado.

 

5. RELAXAMENTO

 

Posição Inicial: deitado sobre o chão, pés apoiados na bola;

Movimento: balançar as pernas de um lado para o outro;

Manter por 30 segundos a posição e descansar.

Comentários
Assista ao vídeo