Notícias - Motor

Carro de corrida movido a energia solar é apresentado pela Akzonobel

4 de Julho de 2013

A AkzoNobel, maior multinacional de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas do mundo, reforça seu compromisso no desenvolvimento de um futuro mais sustentável ao apresentar o projeto do carro movido a energia solar, o Nuna 7, com a tecnologia pioneira Aerowave 2501 – novo primer para preenchimento de superfícies, já utilizado em aviões comerciais.

 

"O primer à base de água substitui tanto a necessidade da massa quanto a de lixar, porque o revestimento pode ser facilmente removido. O que significa que também acrescenta menor peso ao carro”, explica John Grevers, Coordenador Técnico da AkzoNobel e líder da Sikkens no projeto.

Juntamente com o novo procedimento de preenchimento, o Nuna 7 também possui um sistema de revestimentos da Sikkens que é aerodinamicamente avançado e projetado para reduzir a resistência ao vento e o tempo de preparação. Dentre os produtos utilizados estão o primer Colorbuild Plus, a tinta PU Autocryl Plus LV e o verniz Autoclear LV Superior.

É a quarta vez que o time Nuna Solar, formado por estudantes da Technical University of Delft, Holanda, e especialistas da Sikkens, marca premium da unidade de negócios Automotive & Aerospace Coatings, trabalham juntos num projeto de carro movido a energia solar.

"A AkzoNobel nos ajuda a garantir o melhor desenho aerodinâmico graças ao acabamento que nos proporciona", disse Leslie Nooteboom, Gerente de Relações Públicas da equipe de Delft. "Acreditamos que a empresa está desempenhando um papel muito importante em nossas chances de vencer a corrida na Austrália”, completa.


Grevers acrescenta que "tem sido uma experiência valiosa desenvolver revestimentos que, além de fornecer aerodinâmica avançada, apresentam também bom desempenho em temperaturas extremas nas corridas de carros movidos a energia solar. E é sempre excelente trabalhar com estudantes, pois trazem uma visão renovada".

A equipe participará do World Solar Challenge, na Austrália, de 6 a 13 de outubro – tradicional corrida de carros com energia alternativa - e espera se sair melhor do que em 2011, quando o Nuna 6 terminou em segundo lugar na competição. O evento, que visa estimular as pesquisas sobre carros movidos à energia solar, atrai times do mundo todo.

 

Comentários
Assista ao vídeo