Notícias - Motor

Família MT é formada por 4 motocicletas: MT-03, MT-07, MT-09 e MT-09 Tracer

1 de Dezembro de 2016

MT-03 é a caçula invocada da família MT, e carrega consigo o design que a Yamaha chama de "visualização de performance", onde o design por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e de leveza, características comuns à toda família MT. E é possível enxergar em cada detalhe esses traços da personalidade MT, como o farol único com luz de posição em LED. As linhas aerodinâmicas da nova MT-03 transmitem leveza, dinamismo e velocidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dá para perceber essa inspiração, desde a capa plástica que envolve o tanque de combustível – com capacidade de 14 litros – e seus defletores de ar, até a traseira elevada. Nela, a lanterna é em LED, o assento para o passageiro é bipartido e as alças de apoio eficientes, mas sem abrir mão do arrojo estético. 

MT-03 oferece agilidade, performance, beleza e um ponto de muito destaque: a mais pura sensação de prazer na pilotagem – principal característica da família MT. O motor da MT-03 é o mesmo que equipa sua irmã esportiva YZF-R3. Trata-se de um bicilíndrico em linha com capacidade cúbica de 321cc, duplo comando (DOHC - Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra integrante da família MT, a MT-07, premiada como “Melhor Compra 2015”, se destaca pelo design singular e agressivo, performance e tecnologia de ponta, altas características da família MT. A motocicleta chega com novas cores no modelo 2017: Extreme Yellow (amarelo), Matt Silver (prata) e Magma Red (vermelho). O Matt Grey (cinza) permanece como opção em 2017.

O modelo exibe força e linearidade com seus dois cilindros, proporcionando facilidade de pilotagem, graças ao excelente torque, resultando em agilidade, diversão e esportividade.

Desenvolvido especialmente para a MT-07, o motor DOHC quatro tempos com dois cilindros em linha, baseado na tecnologia Crossplane, conta com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro, sendo 8 válvulas no total, e 689 cilindradas que alcançam 74,8 cv atingidos a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. O conceito Crossplane - utilizado em outras motocicletas Yamaha, inclusive na motocicleta campeã do MotoGP, a M1 - foi pensado para melhorar o torque e entrega de potência do motor.

“Leve e potente” é o que define o desenho da MT-07. Ela conta com apenas 179Kg na versão standard e 182kg na versão com ABS em ordem de marcha. O quadro de aço exclusivo foi projetado para ser leve, compacto, fino e ágil, contribuindo para um controle e pilotagem mais suave. O motor faz parte da estrutura do chassi, o que permite boa performance, redução de massa e consequente melhora no centro de gravidade e a posição de pilotagem.

Outro atributo que chama a atenção no modelo e é característico da família MT é o desenho em forma de “Z” formado pelas entradas de ar e a ponteira do escapamento. 

O painel da MT-07 é completo e exclusivo. Com display em LCD e iluminado por LEDs, totalmente digital, conta com relógio, indicadores de marcha e combustível; outro destaque é o conta giros em barras entre 4.000 a 8.000 rpm indica, além da rotação, a faixa de maior torque. Ainda tem, odômetro total e parcial, consumo médio, consumo instantâneo, odômetro parcial de reserva de combustível, temperatura do liquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e o indicador “Eco”, que mostra quando a motocicleta está consumindo de maneira eficiente o combustível considerando rotação do motor, ângulo de abertura da borboleta, velocidade da motocicleta e marcha.

A MT-09 oferece uma pilotagem excepcional graças ao potente torque em baixas e médias rotações, podendo ser desfrutada no dia-a-dia da cidade ou em estradas mais sinuosas, integrando agilidade e esportividade. A MT-09 tem novas cores no modelo 2017: Matt Silver (prata) e Magma Red (vermelho), além de manter a opção Matt Grey (cinza).

A motocicleta traduz um conceito inovador que combina elementos característicos de modelos esportivos, naked e motard. Seu compacto e potente motor, unido ao leve chassi de alumínio, proporcionam ótimo desempenho para pilotos que buscam emoção. É ágil e fácil de controlar devido ao peso reduzido e à massa centralizada. Seu design é ergonômico, com altura de assento de apenas 815 mm. 

Seu motor de três cilindros com notáveis 115 cv de potência, quatro tempos DOHC e doze válvulas traz à realidade o conceito do produto: “Synchronized Performance Bike”, ou seja, oferece performance em sincronia com a vontade do piloto. Sua principal característica é desenvolver torque e potência com linearidade, o que permite que a MT-09 apresente leveza, ergonomia, agilidade e fácil de pilotagem.

São apenas 191 quilos incluindo todos os fluídos. O motor conta com a tecnologia “Crossplane”, que oferece potência de forma mais linear e com menor vibração devido ao eixo balanceador, proporcionando altos níveis de torque, com mais conforto na pilotagem e menor desgaste de peças.  

O combustível é injetado na câmara de combustão como um “spray micrométrico” por meio de doze orifícios instalados em cada um dos três bicos injetores. Isso permite alta precisão e eficiência de combustão resultando em desempenho excepcional. 

Unido a esse compacto sistema de injeção, o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle) detecta as menores ações do piloto por meio do acelerador e transmite os dados para a ECU (Eletronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema.

Isso permite uma integração homem-máquina, onde potência e dirigibilidade ficam sob total controle do condutor. Este é um dos grandes diferenciais dela. 

A MT-09 também é equipada com a tecnologia Yamaha D-MODE (Drive Mode), com três opções: STD, A e B a serem escolhidos de acordo com o estilo de pilotagem de cada um: 

•STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto de baixas a altas velocidades; 

•A: Mais agressivo do que o modo STD, entrega resposta contundente;

•B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.

O painel da MT-09 é completo, totalmente digital e conta com indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura da água do radiador e temperatura do ar de admissão. O farol é multi-refletor e a lanterna composta por lâmpadas de LED que trazem mais leveza e modernidade ao conjunto.

 Formas vibrantes, agilidade e comportamento cheio de atitude são as características mais marcantes da família MT (Master of Torque). Para somar a elas o conforto, versatilidade e a aptidão touring de um conceito chamado pela Yamaha de “Sports Multi-Use Bike” é que a Yamaha trouxe ao Brasil, a MT-09 Tracer, que mescla elementos característicos de modelos esportivos, streettouring, garantindo versatilidade e conforto com um comportamento ágil e emocionante. 

A MT-09 Tracer, premiada como “Moto de Ouro 2016” é um modelo completo, com uma extensa lista de itens e de componentes de grande qualidade e alta tecnologia envolvida, que são de série. Ela conta com TCS (Traction Control System), D-MODE com três opções: STD, A e B, exclusivos faróis em LED, painel completo com computador de bordo e tomada 12v, guidão com dois ajustes na distância, banco com duas opções de altura, para-brisa regulável na altura e tanque de grande capacidade (18 litros). Também estão inclusos na lista, motor com tecnologia Crossplane, quadro e balança leves e modernos construídos em alumínio, sub-quadro reforçado e pronto para acoplagem de malas laterais, cavalete central, suspensões amplamente reguláveis, freios poderosos assistidos por ABS (Antilock Breaking System) nas duas rodas, e ainda acessórios de alta qualidade desenvolvidos especificamente para o modelo.

O motor que equipa a MT-09 Tracer é o mesmo presente na renomada MT-09. Trata-se de um moderno tricilíndrico em linha com exatos 847 cm³, capaz de produzir a potência de 115 cv a 10.000 rpm e torque de 8,92 Kgf.m a 8.500 rpm.

Em seus componentes, foram empregados materiais nobres para colaborar com a redução de peso como a tampa do cabeçote produzida em magnésio e outras inteligentes soluções técnicas na busca pela redução de peso, como o do respiro integrado à tampa de válvulas, mais próximo do filtro de ar, que permite uma grande redução no sistema de mangueiras e tubos de passagens, por exemplo.

O painel da MT-09 Tracer é completo e totalmente digital. Intuitivo e de fácil leitura, o display esquerdo mostra velocímetro, conta-giros, indicador do nível do combustível, relógio, TCS (controle de tração), D-Mode e indicador Eco. No direito, o display traz odômetro total e dois parciais, temperatura ambiente, temperatura do líquido de arrefecimento, consumo total e parcial, autonomia instantânea, tempo de viagem, odômetro de reserva de combustível e também funções destinadas a componentes que são opcionais, como o de funcionamento das manoplas com aquecimento e do engate das malas laterais.

Junto ao painel, do lado esquerdo, a MT-09 Tracer é equipada com uma tomada 12v para utilização de equipamentos com celular e GPS. 

Fonte: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Comentários
Assista ao vídeo