Notícias -

Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania

30 de Novembro de 2016

             O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugura, nos dias 1º e 2 de dezembro, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das cidades de Espirito Santo do Pinhal e Iacanga. Estará presente nas solenidades o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do TJSP (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves, representando o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

Com as instalações, o TJSP atingirá 183 Centros e 31 postos em funcionamento. Os Cejuscs atendem demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família, que podem ser causas relacionadas a Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras.

Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito. O interessado procura o Cejusc para tentativa de acordo e sai com a data e o horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para a demanda, tudo sob a orientação e supervisão de um juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.

Comentários
Assista ao vídeo