Colunistas - Bem Estar e Saúde

5 alimentos que vão bombar no verão

30 de Novembro de 2016
 

Especialista dá dicas de alimentos que farão sucesso na próxima estação

Quando pensamos em alimentação e verão, logo vem na mente alimentos leves, de fácil digestão, que nos ajude na hidratação e facilite a redução ou manutenção do peso.  A nutricionista comportamental Patrícia Cruz observa que alguns alimentos são imprescindíveis ao corpo no período, por causa da incidência solar na pele e porque é preciso fortalecer o processo proteico.

A alta temperatura no verão exige muito mais do organismo. Por isso, o cardápio deve incluir alimentos ricos em proteínas e que sejam benéficos para a pele. A nutricionista apresenta a seguir alguns alimentos que devem estar presentes à mesa nesta estação do ano. Confira:

Cenoura: fonte de vitamina A, betacaroteno é um aliado a saúde da pele, que fica tão exposta nesse período. A nutricionista, Patrícia Cruz, afirma: “a cenoura é bem vinda crua, cozida ou na forma de salada, sopa fria”.

Peixes: são fontes de proteínas de fácil digestão e exigem preparo que leva pouca gordura que é outra dica importante para essa época do ano. Segundo a especialista, “os peixes grelhados ou assados devem ser acompanhados com saladas e arroz integral no almoço e jantar”.

Frutas ricas em água: como, por exemplo, abacaxi, melancia e maracujá, além de refrescantes, são pouco calóricos, ricas em vitaminas e minerais. Ideal para quem deseja manter a forma. “Consuma as frutas de preferência em pedaços mastigando sempre, dessa forma terá maior benefícios das fibras e saciedade”, ressalta a nutricionista.

Chá verde: rico em catequinas auxilia na hidratação e evita o inchaço. A Patrícia Cruz aconselha: “consuma o chá verde quente ou gelado ao longo do dia”.

Chia: fonte de ômega 3, auxilia no combate da celulite e também no bom funcionamento intestinal, por ser fonte de fibras, deixa a barriga sequinha. Patrícia explica que “a chia é bem versátil na sua utilização e pode ser usada em saladas de folhas, frutas e em pães”.

Comentários
Assista ao vídeo