Colunistas - Bem Estar e Saúde

Ano novo além das superstições

26 de Novembro de 2016
 

Especialistas recomendam a meditação para realizar projetos em 2017 

 

Com a aproximação de 2017, as listas de desejos e promessas para o ano que se inicia já começam a ser elaboradas, porém muitos deles acabam não se concretizando, cabendo a pergunta: o que fizemos de errado? Por que não conseguimos realizar o que queremos? A resposta pode ser simples: faltou foco. 


A terapeuta comportamental Nara Louzada é adepta da meditação desde os 17 anos de idade e há 40 ensina a técnica. Ela acredita que o ato de meditar leva a uma tomada de consciência capaz de distinguir padrões de comportamento limitantes que dificultam nosso dia a dia e atrapalham na realização de nossos desejos. 

“Muitas pesquisas feitas por neurocientistas constataram que a meditação provoca certas mudanças e estimulações no cérebro, inclusive no sistema límbico, que controla as emoções, que muitas vezes atrapalham quando devemos ser mais racionais e pragmáticos. Assim, sem controle emocional, perdemos o foco no que desejamos”, afirma Nara, que costuma dar cursos e workshops sobre o assunto. 


Já o presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e médico na Clínica de Ayurveda, em Botafogo, Aderson Moreira da Rocha, diz: “Sempre pensamos em fazer coisas novas e melhores no ano seguinte. Queremos fazer diferente e ser melhores nas nossas atividades, mas para isto temos que utilizar uma metodologia comprovadamente eficiente. A melhor metodologia para a mudança, autoconhecimento e autotransformação é a prática regular da meditação”. 


Nada impede que continuemos com nossas superstições e mandingas de ano novo, mas que tal dar uma ajuda aos astros para que os desejos se realizem? 

Comentários
Assista ao vídeo