Colunistas - Bem Estar e Saúde

Romã pode ser aliada dos homens

26 de Novembro de 2016
 

Novembro é um mês voltado à conscientização da população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, apenas em 2016, serão registrados 61.200 novos casos da doença.

Um estudo científico realizado em 2006 por pesquisadores do Centro Oncológico Jonsson, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que o consumo de suco de romã é capaz de inibir a proliferação das células do câncer de próstata - isso é, de ajudar a impedir a metástase. A pesquisa ainda revelou que a velocidade do antígeno prostático específico (APE), substância essencial no desenvolvimento do problema, caiu para 35% em pacientes que consumiram a bebida.

No Brasil, a forma mais prática e comum de consumir o alimento é justamente por meio do suco. A empresa Juxx, pioneira na fabricação de bebidas funcionais, conta em seu portfólio com o sabor romã nas versões tradicional e zero açúcar. “O importante é procurar o suco na categoria ’funcional’, o que garante que as propriedades terapêuticas sejam mantidas. É importante também que a bebida tenha muita fruta e seja livre de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais”, explica Edson Mazeto, diretor executivo da empresa.

Ainda que a romã seja uma aliada da prevenção ao câncer de próstata, é importante ressaltar que a realização de exames preventivos, como o de toque retal, é essencial para descobrir a patologia em estágio inicial. 

 

Comentários
Assista ao vídeo