Colunistas - Bem Estar e Saúde

Academias de condomínios se tornam opção para quem quer entrar em forma mas não tem tempo e dinheiro

25 de Novembro de 2016
 

Educador físico, que atende a cerca de 6 mil moradores de condomínios-clube, explica como a estrutura de lazer passou a ganhar a atenção dos moradores

 

A crise econômica que o país atravessa fez com que muitas famílias repensassem sobre o seu orçamento e colocassem em segundo plano algumas facilidades, como a academia. Por outro lado, a falta de tempo, o vilão dos tempos modernos, segue afastando muitas pessoas da prática rotineira de esportes. Esse cenário fez com que a área de lazer de muitos condomínios ganhasse uma atenção especial dos moradores e, consequentemente, recebesse mais investimentos por parte das administradoras.

“A rotina agitada nos grandes centros e a crise levaram muitas pessoas a deixarem de lado a prática de exercícios físicos, o investimento financeiro em mensalidades de academias e, consequentemente, a manutenção de uma rotina saudável. Porém, mesmo com o tempo escasso e com o orçamento limitado, é possível utilizar a estrutura do condomínio para entrar em forma, sem pesar no bolso”, ressalta Gustavo Cordaro, educador físico da Team Training, consultoria que oferece atividades esportivas em condomínios de São Paulo.

Gustavo Hohendorff, morador de um condomínio na zona Sul de São Paulo, é um exemplo disso. Ele trocou a academia pelas atividades oferecidas no próprio prédio. “Eu treinava em uma academia do meu bairro e, assim que meu condomínio passou a oferecer um programa de atividades esportivas, resolvi abandoná-la. Percebi que a nova proposta era muito interessante, porque oferecia um bom custo-benefício e o mesmo serviço de uma academia”, conta.

Cordaro explica que atende a cinco condomínios-clube de São Paulo, onde assiste a cerca de 6 mil moradores. “Utilizar a estrutura do condomínio otimiza o tempo e economiza dinheiro. Nós oferecemos aos moradores, por exemplo, uma grade de atividades esportivas diversificadas, das 6h às 22h. Tudo é programado de forma personalizada, de acordo com o perfil de cada condomínio. Bebês e crianças, por exemplo, contam com musicalização, natação e brinquedoteca. Para adultos e idosos, são realizadas aulas de alongamento, corrida, ioga, pilates, entre outros”, diz.

 

Dicas do especialista

- Passe por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física.

- Transforme o esporte em um momento de prazer.

- Treinar em grupo auxilia na motivação, pois é mais fácil manter a empolgação na companhia de outras pessoas.

- Monte um treino com o auxílio de um profissional, para que seja realizado de 2 a 3 vezes na semana.

- É possível iniciar a rotina de exercícios com meia hora por dia.

- Escolha uma atividade que goste porque é muito mais fácil se manter motivado fazendo algo com que tem afinidade.

Comentários
Assista ao vídeo