Viver - Moda

Aline Mesquita - Modelo Plus Size é um furacão de mulher!

24 de Novembro de 2016

Ela não para, não cansa e em ritmo de alegria nos presenteia com essa entrevista onde conta um pouco como o Plus Size tem entrado na sua vida pra ficar!

Quando e como começou sua carreira? 
Minha carreira começou em 2012, quando ainda no extinto das redes sociais fui selecionada para compor o núcleo de “new faces” da agência carioca. Até então, nunca havia vislumbrado essa possibilidade.

Após isso, pesquisei bastante sobre o mercado e como poderia me profissionalizar. Me agenciei em outra agência carioca onde comecei a dar meus primeiros passos, iniciei o curso de modelo e manequim dentre outros e fiz meus primeiros trabalhos. 

O que fazia antes? Qual era sua profissão, formação?
Sou analista de sistemas, formada em Sistemas de Informação e especialista em Segurança da Informação. Hoje, exerço minha profissão em paralelo à carreira de modelo. 

O que mudaria no Universo Plus Size?
Mesmo sendo temas que causam um pouco de polêmica, são itens que se eu tivesse poder ou uma varinha mágica mudaria. 

Profissionalização: Assim como em qualquer profissão, “ser modelo” requer preparo, estudo e profissionalização e hoje vejo um movimento contrário, onde se tenho um rosto bonito e um pouco mais de atitude posso me auto intitular modelo. Isso só causa a banalização da profissão.

Movimento Plus Size: Não sou a favor de utilizar um termo para definir um processo de aceitação natural da sociedade à diversidade de corpos. Sou a favor de mostrar de todas as formas a diversidade sem precisar criar uma definição para tal. 

Eventos: É muito dificil encontrar marcas que atendam a todo público Plus, que vá do 44 ao 64 por exemplo, pois nem todas as marcas trabalham com uma numeração tão extensa. É um público carente e que hoje vejo o #HashTag Bazar Plus Size com a melhor opção para quem busca qualidade e diversidade de tamanhos e modelos. 


Já sofreu alum tipo de preconceito?

É muito dificil, em nossa sociedade, alguém que nunca tenha passado por uma situação de preconceito, seja pela cor, pelo peso, pela altura, pelo estilo. Já passei por inúmeras situações de preconceito, já chorei por isso bem como me revoltei. E hoje, aprendi com tudo que passei e procuro ajudar quem ainda não conseguiu pular essa fase. 

Qual trabalho fez que marcou ?
Dos trabalhos que fiz, um dos mais marcantes foi o desfile para o #HashTag Bazar Plus Size, pois além de ser um desfile diferente que mostra o empoderamento de homens e mulheres, é evento que engloba a diversidade que tanto falo, é evento inclusivo, que agrega conhecimento e promove debates sociais sobre preconceito de várias formas. A alegria e auto estima são itens que não faltam #HashTag Bazar Plus Size. Somos uma família que cresce a cada dia. 

Conciliar com a familia e vida pessoal é um desafio?
É desafio grande, que tenho conseguindo açambarcar tudo com equilibrio, mas nem sempre é facil. Em épocas de desfiles, preciso organizar tudinho para que nada fique pendente no caminho. 


Quais seus sonhos e planos dentro da carreira?
Como uma autêntica geminiana com ascendente em escorpião, sou extremamente versátil, criativa e muito inquieta. Meus sonhos são tão versáteis quanto meu signo. Meu sonho é empreender dentro do próprio segmento. Atualmente, sou produtora e co-criada do projeto social Beleza Gera Gentileza, que visa ajudar instituições carentes por meio de doações feitas em campanhas para valorização da beleza feminina. 

Nome completo, idade, estado civil, cidade, filhos.
Aline Augusto Mesquita, conhecida como Aline Mesquita, 29, Solteira, Rio de Janeiro, sem filhos. 

Agradecimentos:
A Larissa Alves do #HashTag Bazar Plus Size pelo convite para a participação do evento, que a cada dia vem se tornando referência para os cariocas.
Para as marcas que me apoioram neste evento: Cabide Mix e Bety Guedra.
Para aquelas que estão sempre me apoiando em todas as horas e co-criadoras do projeto Beleza Gera Gentileza, Michele Boechat e Larisa Torres. 


Fotos: BETH (Marca Beth Guedra)
            CABIDE (Marca Cabide Mix)
            Foto do final de desfile
 
Créditos da foto: Franz Wasielewski / Sandra Saraiva
Comentários
Assista ao vídeo