Colunistas - Bem Estar e Saúde

O que causa o bruxismo e como tratá-lo?

24 de Novembro de 2016

Saiba tudo sobre o bruximo com a dentista Viviane Fellows

 

O bruxismo é um habito parafuncional de etiologia multifatorial, que estimula o paciente a ranger os dentes (um movimento de deslizar um dente contra o outro) de forma contínua durante o sono, e em alguns casos durante o dia, sendo menos comumente e menos prejudicial. Quando realizado no período noturno, os movimentos são semelhantes aos da mastigação, de forma rítmica.

Pesquisas revelam que cerca de 20% das pessoas têm bruxismo, e o mesmo pode ser apresentado em qualquer idade. Vem sendo cada vez mais comum casos de crianças que apresentam bruxismo, seja por estresse, fatores hereditários ou até mesmo alimentação incorreta.

O bruxismo pode ser primário, quando não está relacionado a nenhuma outra alteração, ou secundário, quando tem relação a medicações como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (IRSS) (fluoxetina, paroxetina, venlafaxina, etc), problemas neurológicos ou distúrbios respiratórios do sono (como ronco ou apneia).

No caso do Bruxismo primário, temos como fator desencadeante pacientes com alto nível de estresse. Nosso estilo de vida, cada vez mais corrido, gera uma grande carga de cansaço e ansiedade o que leva a hábitos como o bruxismo. A nicotina do cigarro, o álcool e a cafeína também podem aumentar o risco do bruxismo.

Muitos pacientes não sabem que apresentam este hábito parafuncional, até que as primeiras consequências começam a surgir: desgaste das estruturas dentárias, fraturas, aumento da sensibilidade dentária, dor na face, dores de cabeça.

Existem casos onde ocorre travamento da mandibular, após exaustivos movimentos durante o sono. Outra maneira que muitos descobrem ter bruxismo é quando algum familiar relata ouvir os movimentos de rangedura que o paciente apresenta durante o sono.

Quando pensamos em tratamento, podemos pensar primeiramente em controlar o estresse e a ansiedade. É necessário também que seja confeccionada uma placa miorrelaxante. Trata-se de uma placa rígida feita sob medida para o paciente, que promove a proteção dos dentes, evitando o desgaste, além de induzir o relaxamento da musculatura da mandíbula e aliviar as articulações.

Outro tratamento que vem sendo muito utilizado e com resultados satisfatórios é o uso da toxina botulínica, também com a finalidade de relaxar o músculo.

O bruxismo precisa ser tratado e acompanhado cuidadosamente.

Comentários
Assista ao vídeo