Notícias - Motor

Maestro João Carlos Martins abre 15ª Transposul

4 de Julho de 2013
Sidnei Schirmer/FotoRocha 

“Eu nasci em 1898. Minha vida começou com o nascimento de meu pai, que tinha o sonho de ser pianista”. Foi assim que o maestro João Carlos Martins abriu sua participação na 15ª Transposul, maior evento do Sul do País e o segundo do Brasil na área de logística. promovido pelo SETCERGS - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul.

Com a palestra “Tocando uma Empresa”, João Carlos Martins impressionou o público que lotava o auditório da Fiergs contando suas histórias de vida e superação. Ocupando um lugar ímpar no cenário musical nacional e internacional, iniciou seus estudos de piano aos 8 anos de idade, aos treze, já consolidava uma carreira nacional e, aos dezoito, já estava tocando no exterior.

Após ter que abandonar os palcos por problemas físicos, superou as dificuldades impostas pelo destino e retornou à música como maestro. Aos 73 anos, reafirma que “música tem que ser feita com precisão e paixão” e hoje, educando quatro mil crianças carentes que estão mudando suas vidas através da música, “crê na excelência musical aliada a responsabilidade social”.

Pincelando histórias de sua trajetória, mostrou que através da música sonhos podem ser realizados. Referindo-se ao tema de sua palestra, disse que “na música, existe uma palavra chamada empreendedorismo, e lidar com uma empresa, é como lidar com uma orquestra, onde todos devem tocar em sintonia e em busca da excelência”.

Atualmente, João Carlos Martins é regente da Bachiana Filarmônica SESI-SP, já lançou 25 álbuns, escreveu um livro sobre sua vida, intitulado “A Saga das Mãos”, e que será transformado em filme; é o único brasileiro a ter sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes. Ainda neste ano, volta aos palcos como pianos profissional tocando com a mão esquerda. 
 

Comentários
Assista ao vídeo