Colunistas - Bem Estar e Saúde

Saiba quais alimentos ajudam na prevenção do câncer

21 de Novembro de 2016
 

A alimentação representa papel fundamental na prevenção do câncer

O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens a respeito da importância da prevenção ao câncer de próstata. Além dos cuidados necessários para um diagnóstico precoce, outro aspecto importante é a alimentação, que pode ajudar a prevenir a doença, segundo a nutricionista Patrícia Cruz. A profissional revela que esses alimentos podem ajudar os homens tanto na prevenção como nos cuidados, evitando outros que podem propagar a doença.

 “As recomendações gerais são aumentar a ingestão de fibras (consumir a recomendação 35g/dia), manter o consumo de peixes (fontes de ômega 3) pelo menos uma vez por semana, aumentar o consumo de frutas e verduras”, afirma a especialista, Patrícia Cruz.

Alimentos que previnem:                                  

Segundo a nutricionista, o tomate, brócolis, goiaba e cenoura são alimentos ricos em licopeno, que é um betacaroteno, precursor da vitamina A. A ingestão de licopeno, parece reduzir os riscos de câncer de próstata.

Os vegetais crucíferos como brócolis e a couve flor são fontes de sulforafano que alguns estudos indicam como efeito protetor para o câncer de próstata.

Alimentos que devem ser evitados:

Os alimentos a serem evitados são: os ricos em gordura (frituras, carnes gordas, biscoitos recheados, entre outros), alimentos industrializados, excesso de açúcar, sal e bebida alcoólica.

Somado a isso mudanças no estilo de vida como cessação do tabagismo e a prática de atividade física.

Mais sobre Patrícia Cruz

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Cruz faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Ela é especialista sobre nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação.

Comentários
Assista ao vídeo