Colunistas - Bem Estar e Saúde

O verão do elástico

18 de Novembro de 2016
 

Com a chegada no verão, espaços fitness e academias trazem novas formas de treinamento ao ar livre

 Com a aproximação da estação mais quente do ano e já com a chegada dos dias mais longos devido ao horário de verão, a praia se torna muito mais apetitosa do que qualquer local fechado.  Pensando nisso, academias e espaços de treinamento funcional da zona sul vêm investindo cada vez mais nos exercícios ao ar livre. Diante desta tendência, os profissionais do fitness buscam diferenciais para levar seus alunos para as praias e atrair os desconhecidos que passam pela orla, se simpatizam pelo movimento e podem querer fazer uma aula experimental e entrar para a turma.

Alexandre Gaff - master trainer e sócio do GAFF Studio, de treinamento funcional - os exercícios ao ar livre são uma tendência em regiões de praia ou que existam áreas verdes: "A gente percebe que há um público que prefere se exercitar nesse tipo de ambiente e nossa ida à praia com os elásticos também tem o intuito de conquistar esse nicho de mercado", revela. Ainda segundo ele, a adaptação entre o método utilizado dentro do estúdio para a praia não é tão fácil por questões estruturais, como a ausência de espaço para armazenar equipamentos. O principal desafio é tentar manter a mesma qualidade dos exercícios feitos indoor. 

Para isso, foram feitas parcerias com fornecedores para a disponibilização de equipamentos adequados à realidade praiana. "Resolvemos trabalhar com algumas ferramentas, principalmente os elásticos inteligentes Stroops, que tornam o treino mais convidativo para o profissional que irá conduzi-lo. Assim a gente cria uma atmosfera mais ou menos parecida com a do estúdio, mas ao ar livre", explica Alexandre. Fabricados nos Estados Unidos e recém-chegados às praias cariocas, os "elásticos inteligentes" estimulam braços, pernas e tronco de maneira tão efetiva quanto se faz em um espaço funcional, focando no condicionamento cardiorrespiratório e no fortalecimento neuromuscular de forma acessível e bastante dinâmica. Todo o treinamento é feito em apenas meia hora às terça e quintas das 6h às 9h da manhã e, a partir de dezembro, às segundas e quartas das 18h às 21h na Praia de Copacabana, na altura da Rua Hilário de Gouveia.

Comentários
Assista ao vídeo