Colunistas - Bem Estar e Saúde

Testosterona impulsiona neles lado altruísta, segundo estudo

17 de Novembro de 2016
 

O jornal francês Le Figaro publicou reportagem em que cita estudo irlandês relacionado a novas descobertas sobre o hormônio masculino testosterona

Por muito tempo, a ciência menciona aspectos de agressividade relacionados ao hormônio testosterona, não que seja um fator isolado que pode causar esse tipo de comportamento, inclusive, a ligação entre “violência” e testosterona é algo mínimo. Na prática, ele (o hormônio) pode ser entendido como um “facilitador sobre a agressão”, como cita o antropólogo Melvin Konner, segundo a American Scientific. Contudo, o que chamou a atenção é o fato de pesquisadores europeus relacionarem esse hormônio às ações altruístas em estudo recente.

Segundo o jornal francês Le Figaro, 40 homens – de 18 a 30 anos – participaram de um experimento em Trinity College, Dublin, na Irlanda. Foram realizados jogos entre eles, com propostas de valores, simbolicamente relacionados a movimentação financeira. Os homens que receberam quantidades de testosterona responderam com mais agressividade em situações de desvantagens, mas também se mostraram gratos e pró-sociais em momentos favoráveis.

Jean-Claude Dreher, cientista coautor do estudo, ressalta que em grupos de macacos, o líder tende a ser bastante agressivo – influenciado pelo excesso do hormônio em seu organismo, mas também apresenta generosidade em alguns aspectos. Isso quer dizer que ele pode beneficiar os subordinados também para manter seu domínio em relação a eles.

Esses cenários mostram a complexidade latente desse hormônio, além da importância quanto ao aprofundamento de estudos relacionados ao tema. 

Comentários
Assista ao vídeo