Business -

Dicico e Sodimac: entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Varejo

16 de Novembro de 2016

 

 

 

A Construdecor, empresa que opera as redes de materiais de construção Dicico e Sodimac no Brasil, foi eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Varejo, de acordo com pesquisa desenvolvida pela consultoria global GPTW (Great Place to Work). A premiação é realizada em parceria com a revista NOVAREJO, do Grupo Padrão.

 

Esta é primeira vez que a empresa, que conta com mais de 3 mil funcionários no país, está presente no ranking entre as 25 grandes varejistas premiadas. A pesquisa realizada pela GPTW identifica a qualidade do ambiente de trabalho e da cultura organizacional. Para isso, a consultoria realiza uma análise completa da relação entre colaborador e empresa, avalia a percepção do funcionário sobre o ambiente de trabalho e também verifica tudo o que a empresa tem a oferecer a seus colaboradores.  “Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse ranking, pois significa que estamos no caminho certo para a construção de uma relação sustentável e de longo prazo com nossos colaboradores”, pontua Eduardo de Vries, diretor presidente da Construdecor. 

 

“Estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar em todos os países onde atuamos é um dos objetivos do Grupo Falabella, do qual a Construdecor faz parte”, complementa. A estratégia da companhia é baseada em três pilares: crescimento, rentabilidade e sustentabilidade em seu sentido mais amplo - englobando a relação com colaboradores, clientes e comunidade.

 

“Uma boa empresa para se trabalhar não é somente aquela que obtém altos lucros e oferece bons benefícios, mas é a que também possibilita um ambiente de trabalho acolhedor, onde as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas, realizadas,  confiem em sua liderança e possam se desenvolver, participando ativamente de sua história”, essa é a opinião de Gil Cohen, diretor de Gestão de Pessoas da Construdecor.

 

Ser considerada uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Varejo só foi possível graças a um amplo projeto que a empresa desenvolve, atribuindo à liderança (diretores e gerentes) um papel fundamental como inspiradores e modelos de comportamentos e atitudes. “Os colaboradores precisam confiar em seus líderes, isso é fundamental para o bom clima”, explica Cohen. Além disso, a empresa proporciona o desenvolvimento profissional dos funcionários, com treinamentos e políticas claras de planos de carreira e promoções. Outro ponto primordial no projeto é fazer com que os colaboradores sejam protagonistas na empresa, ou seja, tenham suas opiniões ouvidas e participem efetivamente do crescimento da companhia.

 

“Comitê dos Sonhos” é uma das ações que garantem o bom clima organizacional

 

Para promover um excelente clima organizacional para seus colaboradores, a Construdecor desenvolve uma séria de ações relacionadas a benefícios, capacitação, promoção, reconhecimento, infraestrutura e comunicação interna.

 

Entre esses projetos, destaca-se a formação em todas as lojas, centros de distribuição e áreas administrativas de “Comitês dos Sonhos”, que são compostos por colaboradores de diferentes cargos e áreas, eleitos democraticamente pelas equipes. Esses comitês se reúnem mensalmente, com foco em clima organizacional, para compartilhar informações, identificar oportunidades de melhorias, bem como apresentar soluções para questões apresentadas, que podem ser resolvidas localmente.

 

Também com o objetivo de ouvir os colaboradores, a companhia iniciou em 2016 o “Café com o Presidente”. Trata-se de um encontro periódico, no qual os colaboradores de diferentes setores e níveis hierárquicos conversam diretamente com o presidente da companhia, abordando assuntos do dia a dia e apontando melhorias. Participam dos encontros representantes dos “Comitês dos Sonhos” locais, que trazem questões que devem ser solucionadas no âmbito corporativo.  

 

Conheça outras iniciativas da empresa:

 

Benefícios: cesta-básica; bolsa auxílio-educação de até 50% do valor da mensalidade de cursos de graduação e pós-graduação; seguro de vida; programa PLR (Participação nos Lucros e Resultados); clube de vantagens (estabelecimentos conveniados com descontos); day off (folga no dia do aniversário), entre outros.

 

Capacitação: treinamentos técnicos e comportamentais, tanto presenciais quanto por meio de e-learning.

 

Planos de carreira e promoções: planos de carreira estabelecidos de forma transparente com critérios pré-definidos e avaliações de desempenho; PROSIN (Programa de Seleção Interno) para valorizar os profissionais que já estão na companhia quando surgem novas vagas; entre outros.

 

Comunicação: liderança focada em uma comunicação franca; código de ética que serve de guia para as atitudes do dia a dia; veículos de comunicação integrados para tornar a comunicação mais efetiva (jornal mural, revista interna, comunicados por e-mail e intranet); Missão, Visão e Valores que transmitem os propósitos da empresa.

 

Reconhecimento e confraternização: prêmios para colaboradores que se destacam, convenções e comemorações.

 

Pertencimento: campanha interna “Eu Amo a Construdecor” que estimula o colaborador a demonstrar, por meio de fotos, seu “amor” pela empresa, utilizando o uniforme em ambientes fora do trabalho, premiando as melhores manifestações de carinho pela empresa.

 

 

SOBRE A CONSTRUDECOR

 

A Construdecor atua no varejo brasileiro de materiais para construção, reforma e decoração, operando duas bandeiras de lojas: Dicico e Sodimac. Atualmente, a Dicico tem 54 lojas e a Sodimac já conta com três unidades no país, todas localizadas no estado de São Paulo.

 

É uma empresa controlada pelo varejista chileno Grupo Falabella, um dos líderes do setor na América Latina, com negócios em sete países: Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai, Brasil e México, onde abrirá as primeiras lojas Sodimac no ano que vem. Na América Latina, o Grupo Falabella tem a liderança do varejo de materiais para construção, operando 244 lojas no total.

 

Além de materiais para construção e decoração, o Grupo Falabella também atua no setor de lojas de departamento, supermercados, shoppings e oferece serviços financeiros.  São mais de 105 mil funcionários. Em 2015, as vendas da companhia foram de aproximadamente US$ 12 bilhões.

Comentários
Assista ao vídeo