Colunistas - Bem Estar e Saúde

Casos de diabetes aumentam no Brasil

16 de Novembro de 2016
 

Tipo 2 da doença pode ser evitada; Hábitos saudáveis contribuem para o tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica em relatório divulgado neste ano que os níveis elevados de açúcar no sangue estão ligados a 3,7 milhões de mortes por ano. A instituição afirma ainda que o numero de casos de diabetes passou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014. O texto da OMS leva em consideração os tipos 1 e 2 de diabetes juntos, porém o crescimento se deve, principalmente, ao aumento dos casos do tipo 2, que está ligado à obesidade e sedentarismo.

De acordo com Daniela Fiorin Cubas, endocrinologista da Unimed Curitiba, o diabetes tipo 2 se manifesta em longo prazo, causando danos em todos os vasos sanguíneos do corpo. “Os sintomas demoram cerca de oito a dez anos para se manifestar, por isso, o acompanhamento médico é tão importante”, afirma Daniela, que lembra que em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, que tem por objetivo esclarecer a população sobre a doença.

As complicações da doença podem causar cegueira, insuficiência renal, perda de sensibilidade nas mãos e pés, amputação, úlceras, AVC e infarto do miocárdio. Apesar de assustar por conta da gravidade dessas consequências, é possível prevenir o diabetes tipo 2 com estilo de vida saudável e exames de glicemia.

“A obesidade é um dos principais fatores de risco dessa doença, sendo que a mudança para hábitos alimentares para uma dieta rica em fibras, vegetais e alimentos integrais, bem como diminuir o consumo de açúcar, gordura e farinha branca, contribuem para o tratamento da doença”, explica a endocrinologista.

O exercício aeróbico regular também é essencial, sendo necessários 150 minutos por semana de atividade física. A doutora alerta que é preciso dividir esse tempo durante toda a semana. “Não adiantar correr duas horas no mesmo dia e não fazer nada nos outros dias. É preciso criar um hábito, por isso o ideal é que seja feita pelo menos três vezes por semana”, ressalta Carolina.

Fatores de risco

Além da obesidade, outros fatores que influenciam na incidência da diabetes são o histórico familiar e a idade avançada. O que tem preocupado os especialistas é que a obesidade infantil tem crescido no país, gerando casos de diabetes tipo 2 cada vez mais cedo. “A facilidade do fast food em um mundo cada vez mais corrido tem impactado direto nos hábitos das crianças. Por isso, é preciso agir cedo, conscientizando os pais para que elas mudem esse estilo de vida”, conclui a médica da Unimed Curitiba.

Comentários
Assista ao vídeo