Colunistas - Bem Estar e Saúde

Homens precisam fazer autoexame dos testículos

16 de Novembro de 2016
 

Especialista afirma que o Novembro Azul precisa conscientizar para a importância do cuidado integral com a saúde masculina

Durante o Novembro Azul muitas campanhas alertam, principalmente, para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos que mais atinge os homens. Com mais de 60 mil novos casos estimados para 2016, esse tipo da doença preocupa os especialistas. “Os homens não têm a cultura de ir ao médico para prevenir doenças e isso faz com que as doenças sejam diagnosticadas quando já estão em estágio mais avançado”, explica Fernando Meyer, urologista.

Apesar da importância da conscientização para esse tipo de câncer, o médico ressalta que é preciso abordar a saúde do homem como um todo. “O urologista precisa ser o médico do homem, como o ginecologista é o da mulher. Esse acompanhamento periódico é essencial não apenas para o diagnóstico precoce de câncer de próstata, mas de todos os outros tipos de doenças, como as sexualmente transmissíveis”, destaca Meyer.

O médico explica que os homens deveriam começar o acompanhamento urológico a partir do momento que iniciam sua vida sexual. Para Fernando Meyer, é preciso que os homens estejam atentos ao câncer de testículo que pode ser desenvolvido a partir dos 15 anos de idade. “Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica a importância de se fazer o autoexame dos testículos, que deve ser feito uma vez por mês. A sugestão é realizá-lo durante o banho e apalpar o órgão em busca de algum nódulo, área endurecida ou aumento de volume”, ressalta.

De acordo com o INCA, o câncer de testículo pode ser confundido com inflamações, geralmente transmitidas sexualmente. Apesar disso, é facilmente curado quando detectado precocemente. O desenvolvimento dessa doença está associado, principalmente, ao histórico familiar, lesões e traumas na bolsa escrotal e a criptorquidia, quando o testículo não desce para a bolsa escrotal.

Dessa forma, o acompanhamento médico também é importante para essa avaliação de testículo, que podem, inclusive, apresentar varizes que causam infertilidade. “Percebo, no consultório, que a busca dos homens pelos urologistas tem aumentado, mas ainda existe uma resistência muito grande deles para procurar ajuda. Ser o sexo forte, na verdade, é estar saudável para atender melhor à família e não fugir do médico”, conclui Meyer.

Comentários
Assista ao vídeo