Colunistas - Bem Estar e Saúde

O que organização tem a ver com produtividade?

14 de Novembro de 2016
 

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Essa frase, muito ouvida por aí, tem tudo a ver com organização e produtividade. É o que explica a organizadora profissional e designer de interiores, Helô Costa, que afirma ainda que antes de iniciar qualquer processo de organização, é fundamental que a pessoa sinta como está sua vida hoje e como gostaria que ela se tornasse.

Para isso, responder algumas simples perguntas podem ajudar na reflexão:

- Você consegue encontrar tudo o que precisa para começar bem o dia?

- Você consegue terminar o dia e a semana com a sensação de dever cumprido?

- Você consegue deixar sua casa limpa e arrumada, mesmo precisando trabalhar o dia todo, sem profissional doméstico para te ajudar?

- Você sente que compra mais do que precisa, inclusive, para a sua despensa, que vive cheia de coisas que nunca são usadas ou que acabam muito rápido?

Se você respondeu sim para pelo menos metade dessas questões, talvez esteja precisando de uma boa organização, segundo a especialista. Isso porque, quando a organização faz parte da nossa vida e da nossa rotina, costumamos ser mais produtivos, ou seja, conseguimos executar o que é mais importante para nós.

Isso acontece porque não perdemos mais tempo consertando situações em nosso dia a dia que não precisam ser consertados. Eles podem ser evitados com a organização.

A organização é braço direito da produtividade

Antes de qualquer coisa, organize os seus ambientes, tanto os de trabalho quanto os da casa. Caso não consiga fazer isso sozinho, contrate um personal organizer para te ajudar: “É importante que as pessoas saibam que o processo de organização é mais complexo do que simplesmente arrumar as coisas. Por isso, se a pessoa não conseguir fazer tudo sozinha, não deve ter vergonha disso. Existem profissionais adequados para auxiliar nessa missão, que envolve o entendimento das necessidades e da orientação sobre como é o processo da organização, para que a pessoa consiga manter tudo depois sozinha. Depois que tudo estiver organizado e com a frequência da organização, ela irá se transformar em um hábito e será cada vez mais natural manter tudo em ordem”, explica Helô Costa.

Agora, fica bem mais fácil ser produtivo

Quando a nossa casa e o nosso ambiente de trabalho, espaços em que convivemos muito, estão organizados, as chances de que isso se reflita em nosso comportamento são imensas. Isso acontece porque os ambientes ao nosso redor são um espelho de como estamos nos sentindo e também podemos ser influenciados pela organização dos ambientes. Isso acalma a mente, nos traz foco, conseguimos pensar com mais clareza em nossos objetivos prioritários e, com isso, sermos mais produtivos.

Dicas práticas para ser mais produtivo

- Comece o dia com o que é mais difícil de ser feito. Se você perder tempo com, por exemplo, redes sociais logo no início do dia, uma postagem pode levar a várias, e no final da manhã você estará exausto e não terá energia suficiente para investir em uma tarefa mais importante. Resultado? Postergação.

- Crie um ritual de atividades que tenha sentido para você. Tarefas fixas podem ajudar na concentração e no foco do que precisa ser feito durante o dia, com mais tranquilidade e equilíbrio.

- Da mesma forma que não é bom começar o dia com tarefas menos importantes, é fundamental que evite se distrair com essas mesmas coisas. Com isso, acabamos reagindo às situações ao invés de termos controle sobre elas, atrapalhando a produtividade.

- Todo domingo, procure dar uma olhada geral no que tem programado para a semana para que tenha uma perspectiva mais abrangente do que está para acontecer e o que você precisa fazer para que tudo corra bem. Identifique prioridades e defina dia e horário certo para fazê-las.

- Anote tudo. Ideias, pensamentos, coisas que lembrou no caminho para o trabalho. Não confie que você pode guardar e se lembrar de tudo. Isso faz com que se sinta tranquilo e no controle, e as chances de se concentrar no presente e de focar nas tarefas mais importantes é maior.

- Se dê pausas. Pare por um período de 10 a 15 minutos depois de ficar 50 minutos focado em uma tarefa. Essa é a hora de navegar na internet e checar o seu celular. Pausas são revigorantes e podem trazer novas perspectivas às tarefas.

- Nunca sacrifique suas horas de sono. Dormir horas a menos pode afetar sua capacidade cognitiva e diminuir sua produtividade.

- Diga “não” de vez em quando.

- Faça uma tarefa de cada vez. Ser multitarefa não é uma qualidade. Mudar o foco o tempo todo pode diminuir a concentração e aumentar as chances de erros.

Comentários
Assista ao vídeo