Cultura - Educação

BRASILEIROS PODEM SE CANDIDATAR A MAIS DE 200 PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDOS NA FRANÇA

4 de Novembro de 2016

Ferramenta de busca no site Campus France Brasil mostra melhores opções de financiamento.

Você quer estudar fora, mas não tem dinheiro para realizar este sonho? Uma dica: interessados em obter um diploma na França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa de estudos. O Campus France, agência do governo francês para promoção do ensino superior, desenvolveu uma ferramenta de busca de financiamento para estudantes estrangeiros, chamada CampusBourses.

 

A ferramenta está disponível no site do Campus France Brasil (link) e possui informações sobre bolsas oferecidas pelos governos brasileiro e francês, pelas regiões francesas e pela União Europeia, além de programas de financiamento desenvolvidos por organizações internacionais não-governamentais e instituições de ensino. Para realizar a busca, é necessário indicar nacionalidade, área e nível de estudos. 

 

Cada bolsa tem prazos de candidatura e critérios específicos, que são informados nos seus editais. Por isso, o candidato deve ficar atento ao calendário do programa escolhido. A temporada das bolsas francesas já começou: estão abertas as inscrições para a Bolsa Eiffel, do governo francês, e para a Bolsa Cabri, da Université Lille 2. 

 

Custo baixo

Para quem procura opções de graduação e pós-graduação, é importante saber que, mesmo sem bolsa, estudar na França pode ser mais barato. Não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam a mesma taxa de matrícula que os franceses. 

 

Categorias

Anuidade estimada

Universidades

200 a 400 euros

Escolas de Engenharia

600 euros

Escolas de Arquitetura

400 a 900 euros

Escolas privadas

5.000 a 12.000 euros

 

Os estudantes contam ainda com a possibilidade de morar em residências universitárias, a preços mais baixos, e podem pedir auxílio-moradia ao governo. Também há benefícios para estudantes na compra dos bilhetes de transporte.

 

Sobre o Campus France 

Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

 

A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. O período de candidatura via Campus France para cursos do ensino superior na França terá início em 15 de novembro.

Comentários
Assista ao vídeo