Colunistas - Bem Estar e Saúde

Os benefícios do chá de hibisco

7 de Novembro de 2016
 

Bebida é rica em antioxidantes (vitaminas E e C), flavonóides e antocianinas que trazem benefícios para a saúde.

O hibisco proporciona vários efeitos no organismo, por conter uma alta concentração de antocianina (pigmento da família dos flavonoides), que favorece uma ação antibacteriana, diurética, hepatoprotetora (protege as células hepáticas). O chá também é antioxidante, anti-hipertensivo, anti-inflamatório (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções) e inibidor da agregação plaquetária (coágulos do sangue). Por causa desses agentes, o organismo deixa de acumular muitas toxinas.  

Muitos estudos relacionam a quantidade de substâncias antioxidantes presentes no chá. Essa concentração se modifica, dependendo da forma de apresentação da erva seca, do extrato seco e liofilizado. A capacidade antioxidante, revelada em alguns estudos, estão na concentração de hibisco entre 5 a 150 µg/mL. A nutricionista, Patrícia Cruz afirma que um dos principais mitos acerca do chá de hibisco é sua ação emagrecedora. Não há evidências cientificas que apontem seu uso para esse objetivo, porém, sua ação antibacteriana e anti-hipertensiva é bem descritiva.

Fertilidade

Segundo a especialista, “é preciso ter cautela com relação ao hibisco comprometer a fertilidade, pois quase todos os estudos foram conduzidos em ratos fêmeas, mostrando uma atividade anti fertilidade. No entanto, nenhum estudo foi extrapolado para mulheres. Por isso, não há consenso de quanto é o consumo recomendado.” – reforça a nutricionista, Patrícia Cruz.

Contraindicações

Não há contraindicações claras do hibisco. É importante lembrar: a pessoa que irá consumir não deve apresentar intolerância aos principais componentes da planta. Portanto, ao comprar, é preciso ficar atento à procedência do produto.

Comentários
Assista ao vídeo