Colunistas - Bem Estar e Saúde

Seu Pet é o que ele come

7 de Novembro de 2016
 

O médico veterinário e gestor comercial da BioDog explica os cuidados necessários com a alimentação do seu amigo

 

Há muitos questionamentos sobre a alimentação dos cães, por isso, separei as principais dúvidas sobre o tema para esclarecer.

É importante saber que a quantidade ideal de comida para o seu cão irá variar de acordo com o tamanho, peso, idade e nível de atividade dele. Tudo isso precisa ser muito bem avaliado. Esta informação consta obrigatoriamente no verso das embalagens dos alimentos industrializados, mas se o pet necessitar de uma alimentação individualizada o ideal é consultar um Médico Veterinário para uma prescrição especial. Mas, é importante que todo tutor saiba que a quantidade é algo que varia muito. Os tutores que têm mais de um cachorro, com idade, raça e tamanhos diferentes, precisarão de cautela na hora de alimentá-los, pois não podem comer a mesma quantidade de alimento.

O pet, assim como os humanos, necessita se alimentar várias vezes ao dia e não apenas uma vez. Devemos encarar essas refeições da mesma maneira que encaramos as nossas, isto é, com horários regulares e que se ofereça a porção diária dividida no mínimo por duas vezes. O ideal mesmo é oferecer de 3 a 4 vezes ao dia, retirando a vasilha no fim de cada refeição, tendo o pet comido todo o alimento ou não.

Existem misturas úmidas que não fazem mal ao pet, mas não aconselhamos misturar algo ao alimento, seja ele úmido ou seco. Isso por que o alimento industrializado é totalmente balanceado, feito com todos nutriente necessários aos cães, e quando misturamos outro tipo de alimento à refeição ela fica desbalanceada, podendo ser prejudicial. Normalmente, os proprietários utilizam dois tipos de mistura úmida na ração: o alimento úmido, que tem a mesma funcionalidade da ração seca e, portanto seriam dois alimentos na mesma refeição o que não é aconselhável (não há necessidade funcional). A outra forma é misturar molhos e outros alimentos na ração, alterando o balanceando do alimento e prejudicando o cão, podendo causar alguma indisposição gástrica, como diarreias.

Existem dois tipos de alimentos industrializados para os cães, diferentes apenas em sua apresentação: seco ou úmido. A essência dos dois tipos é a mesma, pois trata--se de um produto formulado por um especialista com todos os componentes necessários para a alimentação, nutrição e manutenção do pet, fornecendo ao cão todos os níveis necessários de proteína, energia, fibras, vitaminas, etc. Por se tratar de um produto industrializado, já vem pronta para servir, o que facilita muito a vida do tutor, que não precisa destinar muito tempo para preparar a alimentação.

O alimento seco não deve ser aquecido, apenas oferecido ao pet da maneira que vem na embalagem. Já o alimento úmido pode ser levemente aquecido, apenas para “quebrar” o gelo, caso esteja na geladeira.

Espero que não tenha te dado fome, hein?!  

 

Comentários
Assista ao vídeo