Colunistas - Bem Estar e Saúde

O que você precisa saber sobre a comida caseira para seu Pet

30 de Outubro de 2016
 

O médico veterinário Augusto Pegoraro explica que apesar de parecer muito saudável, requer atenção!

 

Um alimento não industrializado, caseiro, feito de forma individualizada e com toda a dedicação e amor (humm que delícia!). Essas são algumas das vantagens da comida caseira para o seu pet. Porém, esse ato de cuidado e carinho, se não for planejado da forma certa, pode se tornar muito negativo, afetando a nutrição e a saúde do seu cãozinho. O risco existe porque precisamos garantir na alimentação todos os nutrientes necessários para a saúde dele, e para isso é necessário estruturar uma alimentação adequada e completa, de maneira que atenda toda essa demanda (dificultou um pouco né!?). Para quem estiver disposto a preparar a alimentação de seu pet em casa, com o objetivo de garantir uma comida natural, é recomendado procurar um especialista em nutrição animal para ter a orientação adequada na construção do alimento em casa. 

A intenção é ótima, mas nessa decisão de oferecer ao nosso pet uma alimentação natural, feita em casa, precisamos avaliar se teremos o tempo necessário para destinar ao preparo. Esse tipo de alimento demanda bastante tempo, pois precisa ser organizado, estruturado e preparado, enquanto que o alimento industrializado vem pronto para servir. Reforço que, se vamos optar pelo alimento preparado em casa, devemos tomar cuidados para que todas as necessidades diárias sejam atendidas.

E o que poderíamos considerar tóxico para os pet?  De uma forma geral, todo alimento diferente da sua rotina alimentar pode ser de alguma forma tóxico, pois como o cachorro não está acostumado com àquele alimento, indisposições gástricas podem ocorrer. O vilão mais conhecido e mais comum nas intoxicações alimentares é o chocolate, que pode causar sérios distúrbios gástricos ao cão. Porém, também é comum queixas de problemas gástricos causados pós festas e churrascos, onde o cachorro recebe uma grande quantidade de diversos tipos de alimentos que não fazem parte de sua rotina alimentar.

Sobre os potes para colocar a comida, cada cão terá uma necessidade específica (isso é sempre bom lembrar!). Então, o pote mais adequado vai depender do tamanho do seu cão, da raça e condições físicas. Para determinar o melhor pote para ele, o mais indicado é pedir orientação ao Médico Veterinário, pois ele conhece o seu pet e vai avaliar todas as peculiaridades dele.

E para evitar que o cão fique gordinho, acima do peso, ofereça ao pet a porção diária recomendada, sempre retire a vasilha de alimento ao terminar a refeição (tendo ou não comido tudo), não deixe alimento disponível o dia todo, dê snacks de forma controlada e sempre que possível estimule o pet a fazer algum tipo de atividade, como brincadeiras, passeios e outros exercícios.

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo