Colunistas - Bem Estar e Saúde

Cuidados com o Câncer de Pele: Proteja-se

24 de Outubro de 2016
 

O Verão está chegando e já estamos sentindo o calor na pele! Todo mundo sabe que deve usar filtro solar para se proteger de queimaduras. Mas é sempre importante lembrar que o filtro solar nos protege de um mal maior: o câncer de pele.

Mangas compridas, chapéus e muita sombra são grandes aliados para prevenir queimaduras solares, mas insisto: não pule o protetor solar! É ainda uma das melhores maneiras de se proteger contra a exposição demasiada ao Sol. Não deixe de nadar, praticar esportes ao ar livre ou se divertir na estação que se aproxima. Proteja-se do Sol com fórmulas eficazes diariamente e aproveite o Verão!

É um fato que a maioria dos cânceres de pele são causados por exposição desprotegida aos raios nocivos do Sol. É também um fato que o filtro solar é uma maneira simples e segura para bloquear os raios ultravioleta. Estudos científicos mostram que não há nenhum risco em usar protetor solar. E o melhor: reduz manchas, combate o envelhecimento precoce e previne todos os tipos de câncer de pele.

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no mundo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos e o câncer de pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O câncer de pele é causado pelo crescimento anormal das células da pele, em grande parte devido a excesso de exposição ao Sol. Muitas pessoas não sabem, mas na verdade existem quatro tipos diferentes, alguns mais graves do que outros.

O carcinoma basocelular é o tipo mais comum e normalmente aparece nas partes do corpo que ficam mais expostas ao Sol como, por exemplo, a cabeça e o pescoço. Este tipo de câncer de pele normalmente não se espalha para outras partes do corpo.

O melanoma é a forma mais letal de câncer de pele e qualquer um pode tê-lo. O melanoma pode dar metástase e se espalhar para outras partes do corpo. Apesar de perigoso, quando detectado e tratado melanoma precoce tem uma alta taxa de cura.

O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer de pele. Semelhante ao basocelular, também é encontrado na pele severamente danificada pelo Sol. Ao contrário das células basais, o de células escamosas pode se espalhar para outras partes do corpo.

Finalmente, há ceratoses actínicas, que também normalmente são encontradas na pele gravemente fotodanificada. Ceratoses actínicas são lesões pré-cancerosas.

Vamos dar uma olhada em algumas dicas de segurança da dermatologista Natália Nery contra o sol para ajudar a mantê-lo protegido nos dias de calor do verão:

- Aplique protetor solar: quando você sair de casa, mesmo em dias nublados, aplique o protetor solar em toda a pele que não vai ser coberta pela roupa. Reaplicar aproximadamente a cada duas horas, ou após nadar ou suar. Use um largo espectro (pelo menos FPS 30), protetor solar resistente à água e que proteja a pele contra os raios UVA e UVB. Use a quantidade correta: uma colher de chá no rosto e no pescoço, uma colher de sopa para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás, uma colher de sopa para cada braço, uma colher de sopa para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás. Não se esqueça do topo dos seus pés, pescoço, orelhas e couro cabeludo nos carecas.

- Procure sempre por uma sombra: lembre-se que os raios do Sol são mais fortes entre dez e desesseis horas. Se a sua sombra é mais curta do que você, significa que é hora de se proteger mais.

- Proteja a sua pele com roupas com proteção UV, não esquecendo do chapéu de abas largas e dos óculos escuros.

- Redobre a atenção perto da água, areia ou neve, pois refletem e intensificam os raios do Sol, o que pode aumentar suas chances de queimaduras solares.

- Obtenha vitamina D com segurança: comer uma dieta saudável, que inclua alimentos naturalmente ricos em vitamina D, ou tome suplementos nutricionais. Não busque o Sol com este fim, principalmente na primavera/verão.

- Bronzeado é sinal de que sua pele tenha sido ferida. Se você está exposto à radiação ultravioleta do sol ou de camas de bronzeamento artificial, cada vez que você bronzeia, sua pele sofrerá um dano, acelerando o envelhecimento cutâneo e aumentando o risco para todos os tipos de câncer de pele, incluindo o melanoma, a forma mais letal. Se você quer ter uma aparência bronzeada, considere o uso de autobronzeadores ou maquiagem, não esquecendo do uso do fotoprotetor.

- Procure seu Dermatologista uma vez por ano para detectar sinais de câncer de pele. Faça também um auto-exame e conheça os seus sinais. Se algum deles crescer ou apresentar sangramento, consulte o seu dermatologista.

O passo mais importante para tratar e sobreviver ao câncer de pele é a detecção precoce. E insisto mais uma vez: não passe o Verão sem protetor solar!

Comentários
Assista ao vídeo