Notícias -

Primeira Jornada de Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária II de Serra Azul

24 de Outubro de 2016

No período de 17 a 21/10/2016, foi realizada nesta Unidade Prisional a “1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade”, projeto da Secretaria da Administração Penitenciária, promovido pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado de São Paulo em conjunto com esta Penitenciária II de Serra Azul.

A Jornada ofereceu a todos os reeducandos reclusos nesta Unidade Prisional uma série de serviços e ações que visam contribuir com a execução da pena, bem como auxiliar na retomada da vida em sociedade ao final do cumprimento da pena imposta.

Diversas ações foram realizadas neste período, mas é de suma importância destacar que no dia 20/10/2016, às 10 horas, foi celebrada cerimônia solene, para a qual autoridades e membros da sociedade civil foram convidados previamente a participarem, com o intuito de tomarem conhecimento das ações desenvolvidas, na qual apontam a reintegração do trabalho em sociedade, e induzir a uma reflexão da necessidade de ações análogas que efetivamente preparem os sentenciados para o retorno ao seio social.

 

A manhã de quinta-feira iniciou-se com um café da manhã, que foi servido aos convidados no Galpão de Trabalho III, antes da solenidade. Após o café, ocorreu a sessão solene, no mesmo local. Além dos 40 (quarenta) reeducandos, também estiveram presentes na Solenidade, as seguintes autoridades: Coronel Renato Alves, Subcomandante do CPI-3 de Ribeirão Preto, Dr. Adilson Massei, Delegado de Polícia de Ribeirão Preto, Dr. Wanderley Baptista da Trindade Junior, Promotor de Justiça de Cravinhos, Dr. Almir Gonçalves da Cunha, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Ribeirão Preto, Dra. Vanessa Pelegrini Armênio de Freitas, Defensoria Pública de Ribeirão Preto, Dr. Wagner Ribeiro de Oliveira, Defensoria Pública de Ribeirão Preto, Dr. Marcos Rogério do Nascimento, Advogado da FUNAP, Senhora Maria Salete Zanirato Giolo, Prefeita Municipal de Serra Azul, Senhor Eduardo Almagro, Secretário de Saúde de Serra Azul, Senhora Rosimeire Ap. da Silva, Diretora do Departamento de Educação de Serra Azul, Senhor Marcos Mateus, ex-Secretário de Saúde de Serra Azul, Senhor Rafael Genaro, Delegacia de Polícia de Serra Azul, Senhora Christiane Rose Fraga Gimenez, Diretora da Escola Vinculadora de Serra Azul, Senhora Juliana Cristina Catto, Diretora da Central de Atendimento ao Egresso e Família de Araraquara, Senhor Delson Ananias da Cunha (Engenheiro Civil e Palestrante), Senhor Alencar Santana (Palestrante), Senhores André Luiz Vedovato Junior e Túlio Guitarrari (Proprietário e Gestor da Empresa contratante da Equipe Mínima de Saúde), Senhor Evandro Ribeiro, Professor da Faculdade Claretiana de Batatais, Senhor Manoel Aparecido do Espírito Santo, Padre de Serra Azul, Senhor Antonio Carlos dos Santos, Coordenador da Pastoral Carcerária de Ribeirão Preto, Senhor Maurício Ribeiro de Arruda, Capelão da Associação Rocha Eterna, Senhor Aparecido Donizete Natal, Pastor da Congregação Cristã do Brasil, Senhor Marcos Ferreira dos Reis, Ancião dos Testemunhas de Jeová, Senhores Júlio César e Jeter Fernando, obreiros da Igreja Universal, Senhor Fernando Barbieri (SMART gráfica), Senhor Deivid Brito da Silva (ANABRU Jeans), senhor Wanderley Godi Junior, assessor de Imprensa, representando o Portal R7 (Record) e Alfredo Risk Neto, do Jornal A TRIBUNA de Ribeirão Preto, além de Diretores e servidores das unidades vizinhas.

A mesa de autoridades foi composta pelos (as) senhores (as): Dr. Adilson Massei, Delegado de Polícia, representando o Delegado Seccional de Ribeirão Preto, Dr. Marcus Camargo de Lacerda; Almir Gonçalves da Cunha, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB 12ª Subseção de Ribeirão Preto; Dr. Leandro Pereira, Diretor Técnico III; Dra. Vanessa Pelegrini Armênio de Freitas, da Defensoria Pública de Ribeirão Preto; Dr. Wanderley Baptista da Trindade Junior, Promotor de Justiça de Cravinhos; Senhora Maria Salete Zanirato Giolo, Prefeita Municipal de Serra Azul; Senhor Janser Ricardo Gonçalves, do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Noroeste do Estado, representando o Coordenador, Dr. Carlos Alberto Ferreira de Souza; Senhora Juliana Cristina Catto, Diretora da CAEF; Senhor Gilson César Derobio, representando o Gerente Regional da FUNAP, Senhor Silvio Luís do Prado; Coronel Renato Alves, Subcomandante do CPI-3 de Ribeirão Preto, representando o Comandante do CPI-3, Coronel Humberto Gouvêa Figueiredo; e Senhora Christiane Rose Fraga Gimenez, Diretora da Escola Estadual “Francisco Ferreira de Freitas” de Serra Azul.

 

Antes da composição da mesa foi exibido o vídeo institucional dos projetos realizados na Unidade Prisional. Na sequência foram executados o Hino Nacional e o Hino da Secretaria de Administração Penitenciária.

As autoridades fizeram uso da palavra. Importante salientar que concomitantemente a Cerimônia Solene que ocorria no Galpão de Trabalho III, os sentenciados do Galpão de Trabalho IV permaneciam exercendo suas atividades laborterápicas, corte e costura de jeans.

Findada a Cerimônia, os quarenta sentenciados permaneceram no local, onde participaram da Palestra ministrada pela Senhora Juliana Cristina Catto, Diretora Regional das CAEF´S, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, e os demais presentes foram convidados a conhecer na prática as ações da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, que ocorreu no Pavilhão Escolar, tais como: Emissão da Cédula de Identidade, Atendimentos Jurídicos, Atendimentos de Saúde, Feira de Ciências e Exposição dos materiais confeccionados na unidade.

 Durante toda a semana, foram oferecidas 17 Palestras aos sentenciados aqui recolhidos, os temas eram os mais variados possíveis, tais como: Drogas lícitas e ilícitas, Ética e Cidadania, Empregabilidade, Sexualidade, Educação Libertadora, Direitos Humanos, Faculdade Aberta, Caminhos Inovadores, Gengivite, HIV e Coinfecções.

Essa iniciativa pioneira da SAP, pôde oferecer aos sentenciados uma série de atendimentos e palestras voltados ao seu processo de ressocialização, além de ser uma ótima oportunidade de apresentar à toda população as boas práticas e atividades realizadas diariamente dentro de uma Unidade Prisional.

Além do mais, o comprometimento e empenho dos servidores para o sucesso da 1ª Jornada, além da satisfação dos palestrantes e sentenciados, demonstram que estamos no caminho certo.

Não podemos esquecer que somente conseguimos realizar o total de atendimentos apresentados em virtude dos parceiros que não mediram esforços para auxiliar esta Unidade, são eles: FUNAP, SENAI, ETEC de Serrana, Defensoria Pública, Equipe Mínima de Saúde, U.S.E. (Intermunicipal de Ribeirão Preto), Aliança Espírita Evangélica, Empresas Parceiras, professores da Escola Vinculadora e Servidores desta Unidade Prisional.

Segue abaixo a contabilização dos atendimentos realizados durante todo o período da Jornada.

EVENTO/PALESTRA

PARTICIPANTES

Cadastros de Pessoa Física – Emitidos Regularizados

75

Registros Gerais - Expedidos

255

Carteira de Trabalho e Previdência Social - Emitidas

0

Certidões de Casamento/Nascimento/Óbito – Emitidas/Regularizados

0

Plantão Atendimento Jurídico

80

Participações em Palestras/ Oficinas Temáticas

702

Cortes de Cabelos Realizados por Escola Parceira

0

Plantão Atendimento Saúde (Exames)

95

TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS = 1.207

Como bem podemos observar nos indicativos apresentados, o número total de atendimentos foi de 1.207 (mil duzentos e sete), sendo que alguns sentenciados participaram de Palestras e Atendimentos de Saúde ou Jurídicos.

Comentários
Assista ao vídeo