Colunistas - Bem Estar e Saúde

O beabá do cuidados com a pele no verão

22 de Outubro de 2016
 

Especialista fala sobre limpeza, hidratação e a forma correta de usar o filtro solar

Quando a temperatura aumenta, o verão chega e as idas a praia e piscina ficam mais frequentes é importante tomar alguns cuidados, principalmente quando falamos da pele, seja do rosto ou do corpo. E foi pensando na saúde e  bem-estar de todos, que a biomédica Dra. Natalie Lucasech, especializada em biomedicina estética, revelou o beabá dos cuidados com a pele na estação mais quente do ano. Confira:

- Quais cuidados essenciais devo ter com a pele no verão?

No verão é fundamental deixar a pele sempre limpa e hidratada. Usar um sabonete específico para seu tipo de pele e um tônico também é uma boa saída para amenizar oleosidade, comum em dias mais quentes. Um alerta para essa época do ano, é o uso excessivo do sabonete esfoliante. Cuidado! O recomendado é usá-lo apenas uma vez por semana para evitar o ressecamento da pele.

Quanto a hidratação, é importante usar os cremes hidratantes em fluído, pois tem rápida absorção e não deixam a pele melada.

- E a limpeza de pele?

Biomédica Dra. Natalie Lucasech: Para quem gosta de ir a clínicas de estética a dica é fazer uma limpeza de pele profunda uma vez ao mês para controlar o PH da pele, remover os cravos e evitar que a pele fique muito oleosa.

- Como escolher meu filtro solar? É importante aplica-lo todos os dias? 

É, sem dúvida, essencial o uso do filtro solar todos os dias. Para escolher o melhor produto a dica é analisar se a marca combate os raios ultra violeta A e a radiação ultra violeta B, verificando os índices de FPS (filtro de proteção solar) e PPD (pigmentos persistentes de pigmentação), que são os principais protetores contra os raios que prejudicam a nossa pele.

Outra dica é aplicar o filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplica-lo a cada 3 horas. Lembre-se que além da face é importante aplicar o filtro na nuca, orelhas e boca.

- Qual o melhor horário para a exposição ao sol?

Evitar o sol diretamente e principalmente entre 10h e 16h, quando a radiação está mais intensa. E aqui não estamos falando só de estética, como manchas e envelhecimento precoce, e sim de saúde, na prevenção contra o câncer de pele. Um outro alerta é para o uso de perfumes na praia ou na piscina. Alguns produtos tem substâncias fotossensibilizantes que deixam a pele muito sensível, podendo ocasionar manchas.

- No verão suamos mais e consequentemente tomamos mais banhos. Isso pode prejudicar a minha pele?

O uso excessivo do sabonete resseca muito a pele. Dois banhos por dia já são suficientes para manter a pele limpa. Se houver um terceiro, a dica é não usar o sabonete.

- Os hidratantes que já possuem em sua composição filtro solar são indicados?

Sim. A Sociedade Brasileira de Dermatologia mostrou em um estudo que 70% da população não usa o filtro solar. Então os hidratantes acrescidos dessa proteção é super indicado, pois facilita a aplicação e tem praticidade no dia a dia. O importante é atentar-se ao fator de proteção, que nesses casos deve ser de no mínimo 30. Mas, se a exposição ao sol for por um longo período de tempo, como na prática de uma atividade física ao ar livre, por exemplo, a dica é usar o filtro solar.

- Qual o fator mínimo de proteção solar que posso usar e os tipos de produtos mais indicados?

Não existe um fator mínimo geral. O fator de proteção varia de acordo com tipo de pele. Para as peles muito claras, que quase não se expõem ao sol, o cuidado deve ser redobrado e o fator solar deve variar de 60 a 70; para as claras que se bronzeiam o ideal é o fator de no mínimo 50, para as morenas claras de 30 a 45; para as peles morena jambo, 30; para pele negras entre 15 e 30.

Agora os tipos de produtos mais indicados também variam de acordo com a pele: para uma pele normal a indicação são os produtos sérum, uma loção, ou um protetor em spray. Para as peles oleosas aqueles que são o a base de gel, oil free e mousse, super lançamento no mercado. Para as peles secas o ideal são os protetores em creme ou loções a base de água e óleo. Para as sensíveis é importante usar protetor loção e em gel-creme.

- É verdade que protetor solar dá espinha? Como evitar que isso aconteça?

Se sua pele for oleosa e tem tendência à acne é importante usar produtos indicados para esse tipo de pele. E com os filtros solares é a mesma coisa. 

- Em caso de exposição excessiva ao sol em um dia de praia, por exemplo, o que fazer?

Ficar com a pele bronzeada já no primeiro dia não dá né? Se a pele ficou muito avermelhada é bom tomar cuidado com a temperatura da água no banho, evitar o sabonete e preferir um óleo de banho, hidratar bastante e pele, sem medo de ser feliz.  Uma dica é colocar o hidratante s na geladeira e aplica-lo geladinho para refrescar ainda mais a pele. Aplicar um chá de camomila gelado sob a pele também é super indicado.

E não pode se esquecer de tomar bastante água mineral, água de coco, suco para repor os líquidos da pele.

Se você já está escamando, não tire, de jeito nenhum, a pele escamada. E para essa pessoa, a exposição ao sol acabou. É muito importante evitar problemas maiores nesses casos.

- É verdade que a exposição excessiva ao sol dá sardas? (O que são essas manchinhas chamadas de sardas?);

As efélides, conhecidas como sardas, são manchinhas causadas pelo aumento da melanina (pigmentação da pele) naquela região. Elas podem ser genéticas, mas também podem aparecer em pessoas com pele muito clara e ou pessoas ruivas. As sardas tendem a escurecer quando há uma alta exposição ao sol. O importante nesse caso, mais uma vez, é uso do filtro solar. 

Para quem tem sardas e quer diminui-las o mais indicado é procurar um profissional e achar o tratamento ideal, seja um peeling, um clareamento, entre outros.

Dica da especialista

Uma dica muito legal são as roupas com proteção ultra violeta. Hoje no mercado temos blusas, chapéus e até luvas que inibem os raios solares e nos protegem da exposição excessiva.

Comentários
Assista ao vídeo